A Corrida da Paz entra esta segunda-feira no seu segundo dia de prova em Cabo Verde com partida na Cidade Velha e meta em Assomada, com passagens pelos municípios de São Domingos, São Lourenço dos Órgãos e São Salvador do Mundo.

Segundo o presidente da direção da Federação Cabo-verdiana de Atletismo, Fernando Pinto, os 13 atletas internacionais que se deslocaram a Cabo Verde propositadamente para este evento juntam-se aos atletas cabo-verdianos e alunos de diversos estabelecimentos do ensino em cada uma das etapas.

A primeira paragem está prevista para Ribeirão Chiqueiro, no concelho de São Domingos, onde os alunos da escola primária vão tomar a tocha para juntamente com os atletas profissionais correrem até a Aldeia Infantil SOS.

Seguidamente, a comitiva parte para a cidade da Várzea de Igreja em São Domingos, para uma receção do presidente da Câmara Municipal de São Domingos, uma das entidades responsáveis pela ida desta organização a Cabo Verde.

O autarca de São Domingos faz questão de enaltecer o facto de Cabo Verde entrar no circuito de mais de 140 países de todo o planeta que receberam este evento humanitário ("Peace Run"), que ao longo de cinco dias vai espalhar mensagens de paz, amizade, mas sobretudo de harmonia pelos municípios de Santiago.

Franklim Tavares orgulha-se de Cabo Verde ser o primeiro país lusófono a receber este evento, referenciado como de "extrema importância" para as nações, interessadas em solidificar estes valores cada vez mais.

Tavares ressalvou que lançou este desafio há dois anos à organização da "Peace Run" em Portugal, no sentido de levar a prova ao arquipélago, pelo que promete passar a mensagem da paz a todos os extratos da sociedade, no sentido de interagir para a convivência com o próspero.

A cerimónia solene da Corrida da Paz, realizada domingo na Cidade Velha, foi presidida pelo Chefe de Estado, Jorge Carlos Fonseca, e por 13 atletas internacionais que correm como voluntariados provenientes de Portugal, Brasil, República Checa, Suíça, Alemanha e Polónia, e que se juntam aos cabo-verdianos nesta prova internacional, realizada no país com a parceria da Federação Cabo-verdiana de Atletismo.