O Óbidos Vila Gaming vai abrir portas para a segunda edição entre os dias 4 a 12 de maio, o evento que gaming que pretende continuar a traçar uma tradição anual no município. São 9 dias de atividades relacionadas com o gaming e não só, e este ano a organização espera a visita de mais de 40 mil visitantes.
O evento foi apresentado oficialmente em Óbidos esta quinta-feira e promete 81 horas de atividades, incluindo torneios, talks e workshops. Em números, os visitantes podem contar com 70 cadeias de gaming, mais de 50 consolas e a presença de mais de 20 influenciadores.
A autarquia do município refere que foram investidos 450 mil euros para materializar a sua estratégia no domínio da criatividade e inovação, numa aposta que o Óbidos Vila Gaming pretende abrir para o futuro. O evento demonstra a capacidade do município em atrair talento, tendo o seu parque tecnológico como centro. E o desejo de criar um hub ligado ao gaming é enorme, nas palavras de Telmo Félix, vereador para a Modernização Administrativa da autarquia durante a conferência de imprensa.
O objetivo do município é fixar a atrair jovens e não só para novas oportunidades de negócio, criando uma indústria sustentável. Por estar presente na vida de todos, foi citado o projeto europeu EPIC-WE, onde se pretende comprovar que através do gaming, os jovens estudantes universitários e do secundário conseguem aprender os valores europeus. E são com os jovens que Óbidos pretende tornar-se num território mais digital, inovador e criativo, tanto na educação, cultura e empresas. O Óbidos Vila Gaming pretende funcionar como um cartão-de-visita para atrair esse mesmo público.
A vertente pedagógica é dessa forma muito importante para o evento, considerando que o “gaming é muito mais que jogar”, salientando as indústrias que se desenvolvem em paralelo e que geram valor e outros serviços. Pedro Silveira, CEO da E2Tech, a organizadora do evento, refere que o evento marcou a diferença no mundo dos videojogos, salientando que pretende continuar a criar eventos diferentes para públicos distintos.
Espera-se mais uma vez, uma oferta de talks e workshops, que este ano ganharam a designação de Game Dev Sessions, curadas por Tiago Colaço. Espera-se oradores com prestígio, empresas no sector do gaming e pessoas que estão a ajudar a construir os ecossistemas em Portugal, assim como investigadores da área. As workshops pretendem ajudar os jovens a perceber como se cria, projeta e desenha um videojogo.
No campo competitivo, vai ser lançada oficialmente o Observatório de eSports, criado para que se consiga mais informação e conhecimento do sector. A Impulse é um dos parceiros, empresa orientada para a área dos eSports, criação de conteúdos e gaming. Pedro Tim e Salvador Galeão foram alguns dos influenciadores presentes que vão participar no evento de gaming.
Vai ser uma semana repleta de atividades relacionadas com o gaming, competições de eSports, mas também com máquinas arcade e retro gaming. A realidade virtual e o cosplay fazem parte do calendário de atividades, além da possibilidade de poder participar em workshops.
O evento contará com o regresso do famoso Fortnite Bus, onde os jogadores podem competir no famoso jogo battle royale da Epic Games. E por falar em competição, o Counter-Strike também contará com torneios, assim como FIFA, Valorant e Rocket League, com a presença de alguns dos melhores e mais famosos jogadores.
Os simuladores também já são uma atração recorrente nestes eventos de gaming. Nesse sentido, o evento procura oferecer experiências que acompanham as principais tendências nacionais e internacionais, que para além do gaming, se prevê a programação e a robótica.
Foi também apresentada a competição CS Kings CUP II de Counter-Strike 2, que vai receber a Final Four no evento nos dias 11 e 12 de maio. Foram convidadas a Rhyno Esports e a EsmagaB, ficando o apuramento das duas equipas no qualificador aberto até ao dia 20 de abril. O torneio conta com 5.000 euros em prémios e as inscrições podem ser feitas no Faceit.
O preço do bilhete diário é de 10 euros ou 25 euros se optar pelo passe dos 9 dias. Há ainda um bilhete de criança até aos 11 anos por 8 euros ou o bilhete escola, para visitas de estudo que custará 5 euros por aluno. Para todos os morados do município de Óbidos, a entrada é gratuita, mediante a apresentação de comprovativo de morada. Mais informações sobre o evento disponíveis no website oficial.
Comentários