A lista de Domingos Castro, de 60 anos, conta com os antigos atletas Paulo Guerra e Sara Moreira como candidatos a vice-presidentes e de Carlos Paula Cardoso, ex-presidente da Confederação do Desporto de Portugal (CDP) para a liderança da MAG.
Paulo Bernardo anunciou que pretende retirar a candidatura, e instou Fernando Tavares a que também o faça, no seguimento da rejeição pela Mesa da Assembleia Geral da lista de Domingos Castro.
A maratona de Lisboa de 2024 realiza-se no domingo, com partida em Cascais, às 08:00, e chegada à Praça do Comércio, em Lisboa, num percurso totalmente à beira do mar e do rio Tejo.
O objetivo final de Paulo Bernardo, expresso em carta hoje divulgada, é que "possa ser iniciado um novo processo eleitoral, com o objetivo de eleger a melhor equipa para liderar o atletismo português".
Segundo a Mesa da Assembleia Geral, a Lista B fica impedida de concorrer devido a apresentação fora de prazo e o não suprimento de irregularidades verificadas na apresentação das listas
Em cada Grand Slam o vencedor recebe 100 mil dólares (cerca de 90 mil euros), o segundo 50 mil (45 mil euros), decrescendo o prémio até ao oitavo, que ainda arrecada 10 mil (nove mil euros).
Numa prova que não contou com a presença do pentacampeão queniano Eliud Kipchoge, Milkesa Mengesha, de 24 anos, bateu por cinco segundos o queniano Cibrian Kotut e por 14 o seu compatriota Haymanot Alew.
A decisão, tomada no domingo na Assembleia Geral da Liga Diamante, garante o pagamento de 9,24 milhões de dólares (cerca de 8,3 milhões de euros) ao longo das 14 etapas e da final do circuito em 2025.
Em 2025, a maratona está marcada para dia 21 de abril, com a edição de 2026 marcada para dia 20 do mesmo mês – o período de qualificação, entretanto, abriu em 1 de setembro último e decorre até setembro de 2025.
O atleta português deu vários exemplos da alegada falta de apoios que tem tido por parte do Benfica e da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), designadamente a falta de um fisioterapeuta que o acompanhe nos treinos e nas competições.
O saltador luso abriu no estádio Rei Balduíno com 17,23 metros e depois evoluiu para 17,33. Prescindiu do terceiro e quarto saltos, para se resguardar, finalizando com um ‘nulo’ e um salto final a 17,05, quando já sabia que ficava em primeiro.
Para Duplantis, são 15 vitórias em outras tantas provas este ano, em pista coberta e ar livre. A série vitoriosa passa a ser de 20 triunfos e prolonga-se desde julho de 2023, quando apenas passou 5,72 metros.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.