Salomé Afonso concluiu as três voltas e meia à pista romana em 04.06,83 minutos, no quarto lugar da primeira semifinal, assegurando uma das seis vagas na final, marcada para domingo, às 22:36 locais (21:36 em Lisboa).
Irina Rodrigues avançou com o sétimo melhor lançamento da qualificação, com os 61,32 alcançados no seu segundo ensaio, repetindo o dueto no disco dos Europeus Munique2022.
À primeira tentativa, a atleta do Sporting, de 37 anos, superou os 64,50 da marca de qualificação para os Jogos, assegurando também a presença na final do concurso nos Europeus, que estava fixada nos 62 metros.
A lançadora do Sporting, de 28 anos, avançou para a final com a quinta melhor marca, num concurso liderado pela sueca Fanny Roos, com 18,70, no seu segundo ensaio.
Sem a recordista nacional Auriol Dongmo, prata europeia em Munique2022, que ainda recupera de uma fratura na perna, Jessica Inchude apresenta-se na capital italiana com a quarta melhor marca europeia do ano (18,65, em ‘indoor’).
A sanção a Kipruto, que estava já suspenso preventivamente desde 11 de maio de 2023, é relativa a oscilações anormais nos valores sanguíneos em controlos realizados entre julho de 2018 e março de 2022.
São 50 os convocados para a competição que vai ser disputada entre sexta-feira e 12 de junho no Estádio Olímpico da capital italiana, mais seis do que os apresentados em Munique2022.
Nos últimos Campeonatos da Europa, disputados em 2022, em Munique, Portugal arrebatou uma medalha de ouro, por Pedro Pablo Pichardo, no triplo salto, e outra de prata, por Auriol Dongmo, no lançamento do peso.
A World Athletics Ultimate Championship vai distribuir 10 milhões de dólares (9,223 milhões de euros, ao câmbio de hoje) e colocará em confronto campeões olímpicos, mundiais, vencedores da Liga Diamante e líderes mundiais do ano.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.