O 1º de Agosto está a uma vitória dos quartos-de-finais da taça de Angola em basquetebol, após a vitória nesta quinta-feira, por 92-62, frente ao Interclube, em partida da primeira mão dos oitavos de final.

Durante o jogo, disputado no Pavilhão Vitorino Cunha, os militares venceram os quatro quartos, mas não tiveram uma boa exibição no primeiro quarto em que foram superiores ao adversário, por 32-13.

No segundo período, os donos da casa já entraram mais confiantes e com a lição estudada, obrigando os visitantes a defender mais sem conseguir evitar a derrota face aos pupilos de Paulo Macedo, que fixaram o resultado de 48-32 ao intervalo.

A terceira etapa foi da mais crítica para equipa da Polícia Nacional, com muitos erros de “palmatória” ao perderem muitas bolas tanto no flanco ofensivo como defensivo, levando assim a vantagem de 69-48 a favor do adversário.

Os liderados pelo técnico Português, Alberto Babo, no último período foram mais activos, evitando que a fúria do ex-Codemm chegasse a atingir a “chapa 100”.

Os atletas afectos ao ministério do Interior encontram-se, doravante, com um “pé fora” na luta pela Taça de Angola.

O poste do 1º de Agosto Joaquim Gomes “Kicas” foi o melhor cestinha, com 20 pontos, seguido do seu colega Edson Ndoniema e Osvaldo Viera (Interclube), ambos com 13 pontos.

A segunda mão dos oitavos de final vai ser disputada sábado no reduto do Interclube, no Pavilhão 28 de Fevereiro, cita no Quartel Principal dos Bombeiros de Luanda.

Com arbitragem de Carlos Júlio, coadjuvado por António Bernardo e Francisco Tandu, as equipas alinharam da seguinte forma:

1º de Agosto – Edson Ndoniema (13 pontos), Armando Costa (09), Adilson Baza (00), Mário Correia (05), Reggie Moore (08), Felizardo Ambrósio (04), Joaquim Gomes “Kicas” (20), Mutau Fonseca (02), Cedric Ison (11), Carlos Almeida (10), Edmir Lucas (06) e Islando Manuel (04).

Técnico: Paulo Macedo.

Interclube – Francisco Horácio (04 pontos), Osvaldo Viera (13), Elliah Clarke (10), Francisco Destino (03), Viladmir Pontos (03), Paulo Barros (04), Jorge Tati (00), Muamba Ilunga (03), Elvis Evora (08), André Miguel (05), Milton Barros (06) e Joaquim Xavier (03).

Técnico: Alberto Babo.