A seleção nacional de basquetebol estreou-se esta terça-feira com derrota, por 81-91, diante do Porto Rico, no torneio pré-olímpico, que decorre em Belgrado, na Sérvia, em jogo da segunda jornada do grupo A.
Ao intervalo os angolanos perdiam por 13 pontos (33-46), numa partida em que Carlos Morais foi o melhor marcador, com 21 pontos.
Resultados parciais: 18-20; 15-26; 19-33; 29-12
O cinco nacional, que folgou na primeira jornada, volta a jogar quarta-feira, às 17 horas, diante dos anfitriões, nesta competição qualificativa para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Classificação grupo A
Porto Rico, 3 pontos
Sérvia, 2 pontos
Angola, 1 ponto
Angola para seguir em frente terá de vencer a Sérvia, que hoje folgou por imperativo de calendário.
O torneio pré-olímpico decorre, em simultâneo, em três cidades (Belgrado, Turim e Manila) com duas séries de três seleções cada, totalizando 18 concorrentes, e apenas as vencedoras de cada localidade apuram-se às olimpíadas.
Na série B de Belgrado estão as seleções do Japão, República Checa e Letónia.
Em Manila, nas Filipinas, estão no grupo A o Senegal, Turquia e Canadá, enquanto no B jogam França Nova Zelândia e os anfitriões, Filipinas.
Já em Turim (Itália) defrontam-se na série A as seleções da Grécia, México e Irão, ao passo que na B estão as formações da Itália, Croácia e Tunísia.
Na fase seguinte, meias-finais, defrontam-se o 1º do grupo A com o 2º do B e o 1º do B com o 2º do A, em cada cidade sede do torneio.
As três apuradas juntar-se-ão às já qualificadas seleções dos Estados Unidos da América (campeão do mundo), Nigéria (campeã africana), Austrália (campeã da Oceânia), China (campeã asiática), Espanha (campeã europeia), Venezuela (campeã da América), Lituânia (vice-campeã da Europa), Argentina (vice da América) e Brasil (país organizador).
Comentários