Portugal derrotou hoje a Tunísia por 70-62, em mais um jogo de preparação da pré-qualificação do Mundial de basquetebol de 2019, disputado em Vila Real.

Mário Gomes, o novo selecionador nacional, conseguiu superar o conceituado Mário Palma, selecionador da Tunísia e ex-treinador da seleção lusa, de quem Gomes foi adjunto durante várias épocas, partilhando vivências no Benfica, Estrelas da Avenida, 1.º de Agosto, seleção de Angola e seleção da Jordânia.

Foi uma partida equilibrada e quase sempre liderada pela equipa das ‘quinas', que só perdeu o comando para os tunisinos a 5.32 minutos do fim quando, da linha de lance livre, Mabrouk anotou dois lançamentos.

Um triplo de Fábio Lima, a 1.19 minutos do final, teve o efeito de serenar os jogadores portugueses, que acabaram por ‘fechar' o jogo da linha de lance livre através do extremo José Silva e do base Nuno Oliveira.

Portugal não esteve famoso em termos de eficácia de lançamentos - 42 ‘versus' 50 por cento da Tunísia -, mas já se mostrou mais seguro no controlo de bola no ataque, tendo apenas cometido 11 ‘turnovers' contra 21 dos tunisinos.

João Guerreiro (11 pontos e sete ressaltos) e Fábio Lima (11 pontos e cinco ressaltos) acabaram por ser os basquetebolistas portugueses mais assertivos. Pela Tunísia pontificou o extremo-poste Bem Romdhane, que revelou ser um jogador acima da média.

A seleção portuguesa volta a defrontar na quinta-feira, novamente em Vila Real, a congénere da Tunísia, encerrando assim uma série de sete jogos de controlo antes do arranque da pré-qualificação do Mundial de 2019, agendado para 2 de agosto, em Sines. O primeiro adversário é a Bulgária.

Jogo disputado no Pavilhão dos Desportos de Vila Real.

Portugal - Tunísia: 70-62.

Ao intervalo: 36-31.

Sob arbitragem de Fernando Rocha, Vítor Rodrigues e Rodrigo Santos, as equipas alinharam e marcaram:

- Portugal: Pedro Pinto (9), José Silva (9), Fábio Lima (11), Arnette Hallman (6) e Miguel Queiroz (2). Jogaram ainda: José Barbosa (2), Stefan Djukic (4), João Guerreiro (11), Tomás Barroso (8) e Nuno Oliveira (8).

Treinador: Mário Gomes.

- Tunísia: Zyed Channoufi (5), Mohamed Hadidane (7), Nizar Knioua (5), Ben Romdhane (20) e Radhouane Slimane (4). Jogaram ainda: Omar Mouhli, Mourad Mabrouk (9), Mohamed Ghayzara (4), Jamal Jawedi (3), Bechir Hadidane, Firas Lahiani (3) e Mohamed Abassi (2).

Treinador: Mário Palma.

Marcha do marcador: 23-17 (10 minutos), 36-31 (20), 51-49 (30) e 70-62 (final do jogo).

Assistência: cerca de 1.000 espetadores