O Benfica qualificou-se hoje pela sétima vez para a final da Taça Hugo dos Santos de basquetebol, ao vencer o Vitória de Guimarães, por 81-75, na primeira meia-final da prova, em Sines.

Os ‘encarnados’, detentores do troféu, que já ergueram cinco vezes, partiram na frente com um triplo anotado por João Soares e lideraram sempre o marcador até ao intervalo, beneficiando de alguma fragilizada defensiva evidenciada pelos vimaranenses, exasperando o técnico Fernando Sá.

Os primeiros 20 minutos foram algo pobres tecnicamente. A equipa minhota viveu, em termos atacantes, da inspiração do base-extremo norte-americano Devaugntah Wiliams, o melhor concretizador do Vitória de Guimarães durante a primeira parte (12 pontos), enquanto as ‘águias’ repartiram os pontos por todo o plantel.

No arranque do terceiro período o jogo tornou-se mais rápido e intenso, com os atuais detentores do troféu a manterem a supremacia à entrada para o quarto e derradeiro período.

Um precioso triplo de Tomás Barroso, mesmo a fechar o terceiro período, manteve as ‘águias’ em vantagem (64-57) na entrada para os últimos dez minutos.

Mas a equipa de Guimarães conseguiu anular a vantagem benfiquista e, a 2,14 minutos do final, assumiu pela primeira vez a liderança do marcador (72-70), através de dois lances livres convertidos pelo norte-americano Rod Nealy.

A emoção e incerteza quanto ao vencedor perdurou até ao fim. A 22 segundos do fim, Fernando Sá, treinador do V. Guimarães, pediu ‘time out' com o resultado desfavorável (77-74).

Esta primeira semifinal acabou por ser decida da linha de lance livre, com os norte-americanos Robinson e Sanders a ‘fecharem' o marcador (81-75).

O Benfica acabou por atingir mais uma final da Taça Hugo dos Santos, antiga Taça da Liga de basquetebol, aguardando o desfecho da outra meia-final, a disputar entre Oliveirense e FC Porto.