O Benfica apresentou hoje a equipa de basquetebol para a época 2018/19, na qual os ‘encarnados' querem aliar uma "defesa forte" a um "jogo alegre" para recuperar o título nacional, que foi conquistado pela Oliveirense.

Apesar de já estar a trabalhar há algumas semanas, o plantel só hoje teve à disposição os internacionais portugueses que representaram a seleção nacional na pré-qualificação para o Europeu de 2021. As ‘águias' apresentaram-se ao trabalho com 12 jogadores, tendo faltado apenas Jaques Conceição, que esteve ao serviço da seleção de Angola.

"Agora começa a parte mais importante da pré-temporada, para o Benfica alcançar os grandes objetivos que tem", afirmou o técnico Arturo Álvarez, assegurando que o Benfica vai estar preparado para defrontar os italianos do Dinamo Sassari, na segunda pré-eliminatória da FIBA Europe Cup, marcada para 03 e 10 de outubro.

De resto, o treinador espanhol revelou o tipo de jogo que pretende implementar nos ‘encarnados': "Todos gostam de marcar muitos pontos e jogar de forma alegre, mas, para ganhar jogos, temos de ter a melhor defesa do campeonato. Um dos problemas das últimas épocas foi a defesa ter menos potencial que o ataque. A partir de uma defesa forte, vamos tentar marcar o maior número de pontos, jogar de forma alegre e rápida. Para ganharmos campeonatos, temos de ser muito fortes a defender."

Já Tomás Barroso, capitão e um dos poucos ‘sobreviventes' da temporada transata, manifestou a intenção do plantel "entrar a todo o gás na nova época" e enalteceu um "grupo fantástico", ao mesmo tempo que deixou um alerta.

"Vamos fazer de tudo para ganharmos todas as competições em que estamos inseridos. Essa é a imagem do Benfica e também terá de ser a nossa. Não existirá espaço para egos ou para ambições pessoais, a não ser que esteja em concordância com os objetivos da equipa. Só assim poderemos atingir os nossos objetivos", salientou o base, que inicia a oitava época na Luz.

Por seu lado, o vice-presidente Domingos Almeida Lima reforçou o objetivo do Benfica em "ganhar o campeonato", depois de "uma época não conseguida" por parte das cinco modalidades de pavilhão. O dirigente recusou ainda comentar o diferendo com o anterior treinador, José Ricardo: "É um assunto que está a ser tratado pelos advogados."

Entre os 13 atletas que compõem atualmente o plantel, figuram os reforços Miguel Maria (ex-Vitória de Guimarães), Fábio Lima (ex-CAB Madeira), Jaques Conceição (ex-1.º de Agosto), Arnette Hallman (ex-Oliveirense), Quentin Snider (ex-Louisville Cardinals), Xavi Rey e Álex Suárez (ambos ex-Saragoça).

Entre as saídas, o destaque vai, sobretudo, para Carlos Andrade e João Soares. O primeiro abandonou a Luz ao fim de seis temporadas seguidas com as ‘águias', enquanto o segundo rescindiu o vínculo e rumou ao FC Porto.

Após ter perdido o primeiro jogo de preparação, com o FC Barcelona B (103-45), o Benfica apresenta-se aos sócios na quarta-feira, às 17:00, perante os espanhóis do Melilla.