O candidato da lista B na corrida à presidência da Federação Angolana de Basquetebol Paulo Madeira inteirou-se quarta-feira, em Moçâmedes, sobre o estado da modalidade, num encontro mantido com os responsáveis dos clubes e da Associação provincial.

Em declarações à Angop, no final do encontro, o responsável disse que a visita serviu para definir estratégias para o relançamento do basquetebol na região, tendo sublinhado a importância da criação de competições internas.

Afirmou que o seu elenco pretende trabalhar com a associação provincial de basquetebol por considerar a província um "terreno fértil" para a massificação da modalidade, e ainda pelo facto desta possuir infra-estruturas desportivas para albergar grandes eventos.

"Durante os últimos quatro anos membros da Federação deslocaram-se à província para massificar a modalidade e infelizmente não surtiu efeitos desejados", lamentou.

Advertiu aos membros da associação a identificarem possibilidades de desenvolvimento da modalidade nos municípios do interior da província fazendo uso das infra-estruturas desportivas disponíveis nas instituições de ensino.

O presidente da Associação provincial de basquetebol, Herberth Rafael, considerou positivo o encontro pois, acrescentou, "apesar de a província não ter direito de voto mereceu a visita do candidato ao cadeirão máximo da Federação e os clubes aproveitaram a ocasião para apresentar as suas preocupações e sugestões".