O base Stephen Curry, já ‘coroado’ em 2014/15 e 2015/16, e dois postes, o camaronês Joel Embiid e o sérvio Nikola Jokic, são os candidatos ao prémio de ‘Jogador Mais Valioso’ (MVP) da Liga norte-americana de basquetebol (NBA).
Face ao anunciou de quinta-feira da NBA, Curry é candidato a um terceiro troféu, que o colocaria no sexto lugar do ‘ranking’, apenas atrás de Kareem Abdul-Jabbar, Bill Russell, Michael Jordan, Wilt Chamberlain e Lebron James.
O jogador dos Golden State Warriors (33 anos), que foi o primeiro vencedor unânime, em 2015/16, e pode igualar os três ‘cetros’ de Moses Malone, Larry Bird e Magic Johnson, acabou a época regular como melhor marcador, com 32,0 pontos por jogo.
Por seu lado, Embiid, dos Philadelphia 76ers, e Jokic, dos Denver Nuggets, nunca ganharam o troféu.
O camaronês, de 27 anos, fechou a época regular com médias de 28,5 pontos e 10,6 ressaltos e o sérvio, de 26, logrou 26,4 pontos, 10,8 ressaltos e 8,3 assistências.
Jokic é considerado o favorito e, se ganhar o prémio, o MVP da época regular da NBA vai pela terceira vez consecutiva para a Europa, depois de duas vitórias consecutivas do grego Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks).
Lamelo Ball (Charlotte Hornets), Anthony Edwards (Minnesota Timberwolves) e Tyrese Haliburton (Sacramento Kings) são os candidatos a ‘rookie’ do ano e o francês Rudy Gobert (Utah Jazz), Draymond Green (Warriors) e o australiano Ben Simmons (Sixers) concorrem a melhor defesa.
O prémio para o jogador que mais progrediu irá para Jerami Grant (Detroit Pistons), Michael Porter Jr. (Nuggets) ou Julius Randle (New York Knicks) e a sexto melhor jogador estão na corrida Jordan Clarkson e Joe Ingles (Utah Jazz) e Derrick Rose (Knicks).
Quanto aos treinadores, estão nos três finalistas Quin Snyder (Jazz), que liderou a equipa com melhor registo, ao somar 52 vitórias e 20 derrotas, Tom Thibodeau (Knicks) e Monty Williams (Phoenix Suns).
Comentários