A seleção portuguesa de basquetebol de sub-18 perdeu hoje pela primeira vez no Grupo A da Divisão B do Eurobasket, frente à Noruega, por 80-79, na terceira jornada da competição que decorre na Macedónia.

Depois de vitórias frente a Polónia (76-62) e Roménia (66-59), a equipa das ‘quinas' foi derrotada pela Noruega, acusando alguma quebra física e ineficácia atacante, sobretudo na conversão de lances livres.

A seleção nacional prometeu imenso nos primeiros três minutos, convertendo três triplos sucessivos a abrir a contenda, facto que obrigou o técnico norueguês Brent Hackman a gastar um ‘time-out' logo aos 3.30 minutos e com o resultado desfavorável (9-3).

A seleção nórdica assentou o seu jogo e acabou por encetar a recuperação, chegando ao intervalo com uma vantagem de quatro pontos (42-38), na sequência de um lançamento triplo convertido por Daniel Sandven no último segundo do segundo período.

Portugal reentrou mal na segunda parte e sofreu um parcial de 8-2 com apenas quatro minutos cumpridos no terceiro período, o que levou o selecionador André Martins a solicitar um desconto de tempo.

No último parcial, Portugal chegou ao empate (79-79), por Francisco Amarante, a sete segundos do fim, mas a Noruega acabou por garantir o sucesso através de um derradeiro lance livre anotado por Jorgen Odfjell, que colocou o marcador em 80-79.

O base Gustavo Teixeira (12 pontos e seis assistências) e o extremo Francisco Amarante (21 pontos e 10 ressaltos) foram os melhores basquetebolistas da seleção lusa, que voltou a estar desastrada da linha de lance livre, ao falhar 15 lançamentos em 30 tentativas (50 por cento).

Após um dia de descanso, a seleção lusa volta a jogar na terça-feira, frente à Bielorrússia, na quarta jornada do agrupamento.