Se não somos nós a acreditar, quem será? Esta é provavelmente a principal mensagem a retirar do filme 'Hustle', assente na lei da resiliência, do acreditar e de nunca baixar os braços por mais obstáculos que tenhamos pela frente. O mundo do desporto não foge a este lema e a história de um jogador espanhol, que chega à NBA proveniente do mais puro e humilde basquetebol do seu bairro, é a prova disso.
Juancho Hernangómez, um atual campeão europeu pela Espanha e que no filme representou Bo Cruz, teve a capacidade de, desde as apostas nos pequenos ringues em Espanha até à responsabilidade dos palcos norte-americanos, ultrapassar todos os obstáculos e remar contra todas as expectativas.
Fundamental também para o desfecho final foi um olheiro (Stanley Sugerman), com quem Bo formou uma dupla de resistência. O objetivo era clara: a chegada à NBA, depois alcançada e que ficou vista como uma autêntica ‘chapada de luva branca’.
Hustle: Não só 'O grande salto' como uma verdadeira lição de vida
Quando falamos no filme 'Hustle', falamos de uma produção recente (2022) e que conta, à partida, com três nomes de relevo. Não só Jeremias Zagar, que foi o cineasta responsável, mas os bem conhecidos Adam Sandler (que também assumiu o papel de olheiro/treinador no filme) e LeBron James (uma lenda da NBA), que figurou entre os elementos da produção.
Como o próprio nome do filme indica, há um 'grande salto', mas em duas perspetivas: na do desportista e na do seu olheiro/treinador.
Stanley Sugerman (Adam Sandler) era treinador adjunto do Philadelphia 76ers, mas apenas tinha o lugar garantido no posto caso conseguisse encontrar uma nova estrela para a equipa com claras ambições na conquista do título na NBA. Sugerman regressava à velha posição de olheiro, mas com outro sentido de responsabilidade.
Foi em Espanha que encontrou o diamante em bruto pedido: Bo Cruz (Juancho Hernangómez), que aproveitava os pequenos campos de basquetebol para mostrar o talento e ganhar alguns rendimentos extra de uma vida precária em trabalhos de construção. Ainda assim, os dados não eram suficientes para convencer o Philadelphia 76ers e Sugerman percebia que só conseguia ir mais longe agindo por conta própria.
Bo Cruz viajou para os Estados Unidos com a promessa de entrar no clube ou na Draft da NBA – um evento habitual no basquetebol norte-americano e que consiste no recrutamento de jogadores, normalmente amadores, para os maiores clubes. A partir daqui, começou a verdadeira prova de resiliência e que fechou um círculo entre Stanley Sugerman e Bo Cruz: A dupla que lutou com sucesso por um lugar no topo.
O objetivo passava por treinar o basquetebolista para o Draft da NBA, depois do duro choque de realidade entre o basquetebol amador de Espanha e os grandes palcos dos Estados Unidos.
Sagerman apenas conseguiu levar a sua avante depois de mostrar as capacidades de Bo Cruz ao mundo num vídeo que se tornou viral. O Draft da NBA foi mesmo uma realidade, mas ao mesmo tempo um fracasso, depois de Bo perder a cabeça e entrar em confronto com outro jogador, Kermit Wilts.
Tudo perspetivava o fim de linha de um sonho, mas, já no momento do regresso resignado a Espanha, a vida deu outra oportunidade a Bo Cruz, que se mostrou ao melhor nível no segundo duelo frente a Wilts. O final foi feliz com Stanley a regressar ao comando técnico do Philadelphia 76ers e quis o destino que, cinco meses depois, enfrentasse a estrela que ele próprio encontrou: Bo Cruz, que jogava pelo Boston Celtics.
Uma história de superação e em que os destinos se cruzaram.
Reações e curiosidades
O filme estreou-se na Netflix a 3 de junho de 2022, mas rapidamente se tornou reconhecido pela audiência.
Apesar de apenas ter sido lançado recentemente, esta é uma ideia que já estava a ser posta em prática desde 2020 – altura em que começaram as gravações em Filadélfia. A bem dizer, há uma grande riqueza do filme no que respeita aos cenários, uma vez que é visível uma clara 'parceria' entre a NBA e toda a produção, o que acaba por se refletir ao nível dos cenários e adereços.
O basquetebol universitário – típico dos Estados Unidos - também acaba por ser referenciado, com as filmagens a serem feitas em alguns desses campos.
Juancho Hernangómez, que assumiu o papel de Bo Cruz, nunca tinha pensado que poderia ter um papel na arte da representação para além do desporto:
"Eu nunca quis atuar, não era o meu sonho. Ainda não é o meu sonho. O meu agente ligou-me antes da Covid-19 para eu fazer um teste para o filme, mas eu estava focado no basquetebol na altura", explicou numa entrevista concedida ao site 'Variety', a 13 de junho de 2022.
Ainda assim, o aparecimento da pandemia trocou as voltas às competições desportivas (que ficaram suspensas) e Juan envergou a sua primeira experiência como ator.
Sobre um futuro na representação, o basquetebolista espanhol deixou tudo em aberto: "Nunca se sabe. Eu nunca vou dizer que não faria algo. Nunca esperei há dois anos atrás estar a falar sobre estar num filme", confessou.
A experiência estendeu-se ao contacto direto com uma estrela da NBA - LeBron James, um dos produtores do filme – e Adam Sandler, um ídolo no mundo do cinema principalmente em produções de comédia.
O choque de realidade entre um desportista e um ator ficou visível quando Sandler lesionou-se na virilha ao tentar jogar com os astros da modalidade.
"Fazes um lançamento à frente deles [jogadores profissionais que participaram no filme], vês como és fraco e apercebes-te de quão estúpido pareces. Depois, quando um deles faz um lançamento, é como se dissesses: 'sim, sim, está bem, então é assim que se deve jogar'", contou o ator numa entrevista dada ao Talk Show norte-americano 'Entertainment Tonight'.
Quem também deixou fortes elogios ao filme foi Scott Menzel, um conhecido crítico de cinema norte-americano:
Da ficção para a realidade
Apesar de estarmos a falar de algo fictício, alguns pormenores da produção acabam por aproximar o espectador da realidade do mundo do desporto.
No total, podemos identificar 20 rostos do filme (personagens, figurantes ou elementos da equipa de produção) que se destacam dos restantes por se tratarem de atuais ou antigas estrelas do basquetebol.
* Nota: A lista não apresenta todos os rostos conhecidos do basquetebol que apareceram no filme, apenas os que tiveram maior destaque
Por outro lado, toda a história não passa disso mesmo... de uma história fictícia. O filme poderia ser uma auto-biografia de Juancho Hernangómez, com o nome de Bo Cruz, algo depois desmentido pelo jogador, que não escondeu ainda assim, algumas semelhanças entre ambos no percurso de vida:
"Somos muito parecidos. Já passei por muita coisa, sei o quanto é difícil ir da Europa para os Estados Unidos para lutar por um sonho. Eu sei como é difícil quando te dizem não e sentes que falhaste na vida", salientou em entrevista ao site 'Variety'.
Juancho Hernangómez: A proximidade e disparidade com Bo Cruz
Não se poderia terminar sem falar, claro está, de Juancho Hernangómez, que deu vida ao persistente Bo Cruz. Foi o próprio que desmentiu haver qualquer relação entre a sua história e a da personagem, mas não escondeu algumas semelhanças.
Olhemos então um pouco para o percurso de Juan para perceber onde podem estar esses pontos comuns com o protagonista do 'Hustle'.
O basquetebolista espanhol, tal como Bo Cruz, começou a dar nas vistas nos palcos mais inferiores em Espanha. Primeiro, com a passagem pelas divisões mais inferiores do Las Rozas Basketball Club e do Real Madrid. No filme, há mesmo um momento em que, curiosamente, Bo Cruz aparece com uma mala que tem o emblema dos Merengues.
O primeiro contrato profissional de Juan acabou por ser ainda em Espanha nos Estudiantes, já a disputar a Liga ACB (principal campeonato espanhol de basquetebol), onde acabou por dar mais nas vistas na temporada 2015/16.
Esse foi o ano do salto para os grandes palcos da NBA, através do Draft (também referenciado no filme), e onde acabou por ser escolhido para vestir a camisola do Denver Nuggets.
A partir daqui, têm sido dez épocas consecutivas no mais alto escalão de basquetebol norte-americano. A passagem pelo Denver Nuggets terminou em 2019/20 após um total de 905 pontos em 213 jogos.
As posteriores passagens do jogador de 27 anos foram mais curtas com a camisola do Minnesota Timberwolves, Boston Celtics (o clube que, no filme, viria a defrontar o Philadelphia 76ers de Sugerman) , San Antonio Spurs e Utah Jazz. Atualmente, é extremo dos canadianos do Toronto Raptors, ainda na NBA.
A passagem pela Seleção Espanhola acaba por ser o ponto de maior destaque de Juancho Hernangómez. No filme, Bo Cruz começava por mostrar as suas habilidades juntamente aos jogadores da Espanha antes de viajar para os Estados Unidos com Sugerman.
Curiosamente, o basquetebolista acabou por conquistar o seus dois únicos títulos pela Seleção. Em 2019, com a vitória no Mundial realizado na China e, mais recentemente, em 2022, sagrando-se Campeão da Europa numa final frente à França.
A mais recente conquista também foi posterior ao lançamento do filme ‘Hustle’, com Juan a ser eleito o MVP da final.
Veja algumas imagens da carreira de Juancho Hernangómez:
Fica assim na retina uma persistência transportada da ficção para a realidade. Bo Cruz alcançou o estrelato na NBA e Juancho Hernangómez, depois de estreado o filme, regressou ao pódio pela Seleção Espanhola.
Comentários