O base Josh Giddey, dos Oklahoma City Thunder, não irá ser acusado nem terá de ir a tribunal na Califórnia no seguimento de uma investigação sobre o alegado envolvimento do basquetebolista de 21 anos com uma menor, anunciou a polícia.

Os investigadores foram "incapazes de confirmar qualquer atividade criminosa" ligada a Giddey, anunciou o Departamento de Polícia de Newport Beach na noite de quarta-feira.

Em novembro foram divulgadas nas redes sociais imagens explícitas de conteúdo sexual com uma rapariga alegadamente menor de idade que comprometiam Giddey.

Foi, então, aberto um inquérito pela polícia de Newport Beach, na Califórnia, e a prórpia NBA também abriu uma investigação. O comissário da Liga Norte-americana de Basquetebol, Adam Silver tinha afirmado, entretanto, que essa investigação ficaria em segundo plano, face à existência de uma investigação criminal

Nem responsáveis da NBA, nem responsáveis dos Thunder, nem Giddey voltaram ainda a comentar o assunto.

Giddey continuou a jogar durante as investigações, tendo sido muito aplaudido nos jogos em casa e vaiado nos jogos fora. Leva uma média de 11,8 pontos, 6,1 ressaltos e 4,6 assistências por jogo pelo conjunto de Oklahoma na presente época, com os Thunder a apresentarem neste momento o segundo melhor registo da Conferência Oeste, com 27 vitórias e 13 derrotas.