Os Los Angeles Lakers anunciou hoje a saída do treinador Frank Vogel, que tinha conduzido a equipa à conquista do 17.º título da Liga norte-americana de basquetebol (NBA) há dois anos e falhou os ‘play-offs’ na presente temporada.

“Thank you (Obrigado)”, escreveu o clube de Los Angeles, na sua conta na rede social Twitter, numa frase acompanhada de uma foto do treinador com o troféu de campeão conquistado na temporada 2019/20, após uma final com os Miami Heat (4-2).

Vogel foi o 27.º treinador dos Lakers e ganhou 56,4% dos jogos disputados (127 vitórias e 98 derrotas), mas, na presente temporada, somou apenas 33 triunfos, mais 49 desaires, e ficou fora dos ‘play-offs’, no 11.º posto da Conferência Oeste.

“Tenho um tremendo respeito por Frank (Vogel), dentro e fora do campo. Frank é um grande treinador e um grande homem. Vamos-lhe ficar eternamente gratos pelo seu trabalho na conquista do título de 2019/20. É uma decisão incrivelmente difícil de tomar, mas necessária neste momento”, disse o dirigente dos Lakers, Rob Pelinka, desejando ao técnico “o melhor para o futuro”.

Os Lakers, com LeBron James, Anthony Davis, Russell Westbrook, Carmelo Anthony e Dwight Howard, eram apontados no início da época como candidatos ao título, mas nem ao ‘play-in’ (sétimo ao 10.º lugar de cada conferência) conseguiram chegar.