Moçambique registou hoje um importante triunfo por 67-61 face à África do Sul, na segunda jornada do Grupo D do Afrobasket, mantendo-se bem viva na luta por um lugar nos quartos de final.

A seleção moçambicana, orientada pelo técnico espanhol Inaki Garcia, dominou sempre a contenda e teve no extremo David Canivete o seu melhor jogador, com 12 pontos, seis ressaltos e quatro assistências.

Em termos coletivos, Moçambique foi mais eficaz a atacar o cesto, com uma percentagem global de lançamentos de 42,3% (25/59), face a somente 31,8% (22/69) dos basquetebolistas sul-africanos.

O conjunto do país banhado pelo Índico joga no domingo uma cartada decisiva rumo ao apuramento, defrontando no embate decisivo do Grupo D o Senegal.

Nas restantes contendas já realizadas, os Camarões bateram a Guiné-Conacri por 96-54, em jogo do Grupo C. Já no Grupo A, a República Democrática do Congo bateu a Costa do Marfim por 81-60.

Ainda hoje, a Tunísia orientada pelo português Mário Palma defronta o Ruanda, num jogo com início às 18:00 (em Lisboa), enquanto Angola joga às 22:00 com Marrocos.