Morreu Kobe Bryant, antiga estrela dos Los Angeles Lakers, da NBA. De acordo com a TMZ Sports, site norte-americano especializado em notícias de celebridades, a antiga estrela dos LA Lakers morreu durante um acidente de helicóptero, que aconteceu este domingo, em Calabasas, Califórnia. Além de Kobe Bryant, mais oito pessoas morreram, entre eles uma das suas filhas, Gianna, de 13 anos.

A morte da antiga estrela do mundo do basquetebol foi confirmada pelo Governador da Califórnia, Gavin Newsom.

“Choramos a morte trágica e fora do tempo do ícone da Califórnia e lenda do basquetebol Kobe Bryant”, pode ler-se num comunicado enviado pelo governante.

A autarca de Calabasas, Alicia Weintraub, confirmou à agência noticiosa France-Presse a morte de uma das figuras do basquetebol, aos 41 anos, que viajava com mais oito pessoas num helicóptero, num acidente sem sobreviventes. Além de Kobe Bryant e da sua filha Gianna, não foram reveladas as identidades do piloto e das outras seis pessoas.

De acordo com o 'LA Times', citando a polícia local, o acidente ocorreu pouco tempo depois das 10h00 da manhã na Califórnia em Las Virgenes Road, perto de Agoura Road, num dia de intenso nevoeiro.

Após a queda, o aparelho, um Sikorsky S-76, incendiou-se de seguida, o que dificultou a tarefa dos bombeiros e paramédicos, chamados ao local.

A TMZ avança ainda que Vanessa Bryant, a esposa de Kobe Bryant, não estava no helicóptero mas Gianna, uma das quatro filhas de Kobe, de apenas 13 anos, é uma das oito vítimas mortais.

Kobe viajava para um jogo onde a sua filha Gianna, uma das vítimas do acidente, ia jogar, de acordo com a imprensa dos EUA.

Adam Silver, comissário da NBA, também confirmou a morte da filha da antiga estrela dos LA Lakers, onde jogou durante 20 anos.

"A família da NBA está devastada com a trágica morte de Kobe Bryant e a sua filha. Era alguém generoso com que aprendeu sobre o jogo e viu isso como um missão de partilhar com as gerações futuras de jogadores. Tinha um especial prazer em passar a sua paixão pelo basquetebol à sua filha Gianna", escreveu, em comunicado.

As causas do acidente não são ainda conhecidas. As autoridades norte-americanas já abriram uma investigação para descobrir o que esteve na origem deste trágico acidente de helicóptero que fez nove vítimas mortais.

De acordo com alguns relatos, o aparelho incendiou-se em pleno voo, caindo em seguida.

A Polícia de Los Angeles confirmou o acidente e, inicialmente, falava em cinco mortos mas não avançou a identidade das vítimas.

Kobe Bryant, de 41 anos, foi cinco vezes campeão da NBA com os Los Angeles Lakers. Venceu a medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de 2008 e 2012 com a seleção norte-americana.

O basquetebolista, conhecido como o 'Black Mamba' (cobra mamba negra), chegou à NBA aos 17 anos e atuou ao longo de 20 anos nos Los Angeles Lakers, tendo sido cinco vezes campeão norte-americano e duas vezes campeão olímpico (Pequim2008 e Londres2012). É um dos únicos sete atletas que ultrapassaram a marca dos 30.000 pontos na carreia.

Kobe era, até há um dia, o terceiro melhor marcador da história da NBA, com 33.643, apenas atrás de Kareem Abdul-Jabbar (38.387) e Karl Malone (36.928), tendo sido agora ultrapassado por LeBron James (33.655).

No sábado, depois de ser superado, o ex-jogador deu os parabéns a LeBron James através do Twitter: "Continua a levar o jogo para a frente King James. Muito respeito irmão".

Em abril de 2016, Kobe disputou a sua última partida na NBA, na qual marcou 60 pontos frente aos Utah Jazz, e tornou-se o jogador mais velho a anotar pelo menos 50 pontos num jogo na NBA.

*Artigo atualizado 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.