Depois de conquistarem o seu primeiro troféu Larry O'Brien, os Nuggets partem, com naturalidade, na linha da frente dos candidatos, em especial depois dos quase perfeitos play-offs da época passada, em que venceram 16 encontros e perderam apenas quatro.

Na Conferência Oeste, que venceram na temporada regular, o favoritismo parece ser ainda maior, apesar de Los Angeles Lakers, liderados pelo veterano LeBron James, que vai para a sua 21.ª temporada na NBA, Golden State Warriors e Phoenix Suns surgirem como nomes a ter em conta.

Para defenderem o título, os Nuggets mantiveram a sua base, com o cinco inicial - Jokic, Jamal Murray, Michael Porter Jr., Aaron Gordon e Kentavious Caldwell-Pope - a manter-se junto.

Depois de serem 'varridos' na final da Conferência Oeste, os Lakers também tiveram um defeso calmo, ao contrário dos últimos anos, com LeBron, quase a chegar aos 39 anos, em busca de mais um anel de campeão.

Ao seu lado, 'King' James mantém Anthony Davis e um plantel bastante coeso e que se conhece bem desde a última temporada.

Com a entrada do veterano Chris Paul, os Warriors também se apresentam como candidatos a Oeste, sempre com Stephen Curry como principal figura e agora com Klay Thompson fisicamente bem, após várias lesões graves em anos anteriores.

As muitas mudanças no plantel dos Phoenix Suns, com Devin Booker a ser o último resistente da equipa que chegou à final em 2021, não deverão afastar a equipa dos lugares cimeiros, com Kevin Durant a ser a outra grande figura, agora com Bradley Beal no lugar de Chris Paul.

Após terem falhado os play-offs, os Dallas Mavericks procuram superar a desilusão e vão começar a primeira temporada completa com Luka Doncic e Kyrie Irving, transferido a meio da temporada.

A outra equipa de Los Angeles também quer algo mais do que a primeira fase dos play-offs, mas tudo vai depender da forma física de Kawhi Leonard e Paul George, várias vezes lesionados na última época.

A Oeste está também o grande ponto de interesse da nova temporada, o francês Victor Wembanyama, escolhido no primeiro lugar no 'draft' pelos San Antonio Spurs, e que é o jogador a provavelmente gerar mais expectativa desde LeBron James há 21 anos.

Na Conferência Este, em teoria, os Boston Celtics, que este ano contam com o português Neemias Queta, e os Milwaukee Bucks surgem como os favoritos maiores, mas os Miami Heat, finalistas vencidos, querem voltar a surpreender.

Reforçados com Kristaps Porzingis e Jrue Holiday, os Celtics parecem ter um plantel ainda mais forte do que na última temporada, com Jayson Tatum e Jaylen Brown como líderes naturais.

Holiday deixou os Bucks, que, contudo, foram buscar Damian Lillard aos Portland Trail Blazers, juntando o base ao grego Giannis Antetokounmpo, com a equipa de Milwaukee a tentar evitar outra saída precoce nos play-offs.

Sétimos no Este na fase regular na última época, os Heat surpreenderam e chegaram à final, com Jimmy Butler como grande figura e numa equipa com vários veteranos, como Kyle Lowry e Kevin Love.

Com o jogador mais valioso (MVP) da temporada passada, Joel Embiid, os Philadelphia 76ers também são uma das equipas mais fortes do Este, mas a temporada começou com o caso de James Harden, que quer sair da equipa e se tem recusado a treinar.

A 78.ª temporada da NBA começa na terça-feira e terá uma novidade, com um campeonato a meio da época, com as duas conferências divididas em três grupos, com o jogo do título a ser disputado em 09 de dezembro.