O lendário treinador Gregg Popovich anunciou hoje aos jogadores dos San Antonio Spurs que não voltará ao banco da equipa da Liga norte-americana de basquetebol (NBA) na época 2024/25, depois do derrame cerebral sofrido em novembro.

“Decidi não voltar ao banco esta temporada. Mitch Johnson (interino) e o seu corpo técnico têm feito um fantástico trabalho e a determinação e profissionalismo demonstrada pelos jogadores, estando unidos nesta difícil temporada, tem sido genial”, assegurou o técnico dos Spurs, em comunicado.

Popovich, que segundo a imprensa norte-americana esteve reunido na manhã de hoje com o plantel dos Spurs, acrescentou que continuará “focado” na sua saúde, com o “desejo de poder voltar a treinar no futuro”.

O técnico, de 75 anos, sofreu um derrame cerebral em 02 de novembro, antes de um jogo com os Minnesota Timberwolves e, dois dias depois, foi anunciado que estaria ausente do banco por tempo indeterminado, por problemas de saúde.

Gregg Popovich é considerado uma dos melhores treinadores da história e comanda os Spurs desde a época 1996/97, tendo liderado a equipa à conquista de cinco títulos, em 1999, 2003, 2005, 2007 e 2014, com a ajuda de jogadores como Tim Duncan, David Robinson, Tony Parker e o argentino Manu Ginóbili.

Desde o ano passado, orienta uma faz grandes promessas da modalidade, o francês Victor Wembanyama, que, devido a lesão, também já anunciou que não vai jogar mais em 2024/25.

Popovich comandou também a seleção dos Estados Unidos, arrecadando o ouro olímpico em 2020.