A seleção portuguesa de basquetebol de sub-20 venceu hoje a República Checa por 82-66, e manteve-se na corrida à manutenção na Divisão A do Europeu de basquetebol de sub-20, em Podgorica, Montenegro.

O conjunto das ‘quinas’, já com 12 pontos (41-29) à maior ao intervalo, ainda terá de vencer no domingo a formação que ganhar o embate de hoje entre Ucrânia e Polónia para conquistar o 13.º lugar e não cair na Divisão B, que ganhou em 2019.

No embate de hoje, de apuramento do 13.º ao 16.º lugares, Portugal começou a perder (0-2), mas essa foi a única desvantagem ao longo de todo o encontro, sendo que já terminou o primeiro período a vencer por 23-10.

A formação checa ainda reduziu para oito pontos (29-21), depois de um parcial de 2-11, no segundo parcial, mas Portugal reagiu da melhor forma e chegou ao intervalo novamente com uma vantagem na casa das dezenas (41-29).

Na segunda parte, a seleção lusa controlou sempre o encontro, nunca permitindo que a República checa se colocasse a menos de 10 pontos, num confronto que chegou a liderar por 20 (82-62).

Ruben Prey, autor de 23 pontos, 17 ressaltos, cinco desarmes de lançamento, duas assistências e dois roubos de bola, liderou a formação das ‘quinas’, secundado por André Cruz, com 29 pontos, sete ressaltos e três assistências.

No conjunto checo, que vai discutir o 15.º e 16.º lugares, com o derrotado do Polónia-Ucrânia, mas já sabe que cairá na Divisão B, o melhor foi Ondrej Svec, com 18 pontos, oito ressaltos e seis assistências.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.