A seleção portuguesa de basquetebol feminino, em estreia, foi hoje eliminada nas meias-finais da etapa de Praga da Liga Mundial 3x3, ao perder com a Espanha, primeira cabeça de série, por 16-12.

Depois do triunfo de sexta-feira no Grupo D, com vitórias sobre a equipa Ulaanbaatar Amazon, da Mongólia (10-8, após prolongamento), e a República Checa (15-14), e do triunfo de hoje por 13-11 face à Suíça, Portugal foi dominado pelas espanholas.

A Espanha, que vai defrontar na final a Lituânia ou a China, marcou os primeiros seis pontos e esteve sempre no comando do marcador, com Portugal a aproximar-se (11-8), mas a nunca conseguir verdadeiramente equilibrar o encontro.

Emília Ferreira somou cinco pontos, Laura Ferreira marcou quatro e Josephine Filipe conseguiu três, enquanto Joana Soeiro ficou em ‘branco’.

Portugal acertou oito de 31 lançamentos, enquanto a Espanha, que dominou as tabelas (21 ressaltos, contra 11), marcou 15 de 26, incluindo 12 em 17 nos ‘tiros’ de um ponto.

No basquetebol 3x3, que se estreou nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, realizados em 2021 devido à pandemia da covid-19, os lançamentos ‘triplos’ valem dois pontos e os restantes um, sendo que ganha a equipa que chegar primeiro aos 21 pontos ou a que estiver à frente após 10 minutos. Em caso de igualdade, joga-se um prolongamento e vence a equipa que marcar primeiro dois pontos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.