Portugal garantiu hoje um importante triunfo sobre a Bielorrússia por 70-64 na quarta jornada do grupo A do Eurobasket masculino de sub-18, que termina no domingo em Skopje.

Um sucesso em que foram fundamentais as exibições dos extremos Francisco Amarante (17 pontos, quatro ressaltos e três roubos de bola) e Miguel Correia (14 pontos, cinco ressaltos e dois roubos de bola), os basquetebolistas que, quando o coletivo não funcionou, assumiram com ousadia os ataques ao cesto contrário.

Portugal sentiu algumas dificuldades iniciais frente a uma das melhores seleções do grupo A e candidata a qualificar-se para os quartos de final, mas iniciou uma grande recuperação no segundo período de jogo.

Nessa fase registou um parcial de 24-11, que lhe permitiu chegar ao intervalo em situação de vantagem (34-30), depois de ter atingido o final do primeiro período a perder por 19-10.

Foi através de uma boa atitude defensiva que os pupilos do selecionador André Martins conseguiram manter a liderança no marcador durante o terceiro período (49-54).

Uma excelente percentagem de 50 por cento (8/16) de lançamentos triplos foi decisiva para Portugal segurar a vantagem até ao fim.

Nos últimos dez minutos os jogadores portugueses conseguiram ter frieza para segurar uma vitória que lhes deu o comando do grupo A e continuarem na via da qualificação para os quartos de final, fase a que têm acesso os dois primeiros qualificados de cada um dos quatro grupos.

A seleção portuguesa de sub-18 encerra a sua campanha na fase de grupos perante a Suíça, em jogo agendado para quarta-feira, às 13:15 horas portuguesas, no SRC Kale Arena de Skopje.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.