A Tunísia venceu hoje Marrocos por 60-52 e apurou-se para a final da 69.ª edição do Afrobasket sob o comando técnico do português Mário Palma.

Os jogadores tunisinos entraram muito bem no jogo (parcial de 18-9 no primeiro período) e resistiram bem à forte reação dos marroquinos, os quais, ao intervalo, perdiam apenas por três pontos (30-27).

Hadidane, com 22 pontos, seis ressaltos e três assistências, foi o melhor jogador e o mais valioso da partida, compensando o menor rendimento da principal estrela da Tunísia, o poste Ben Rondhane, que se quedou por seis pontos e oito ressaltos.

Por Marrocos, imperou o extremo Najah, o qual somou 12 pontos e nove ressaltos e foi dos poucos jogadores que conseguiu se libertar, ainda que a espaços, do coletes de forças defensivo imposto pela Tunísia.

Aos 67 anos, Mário Palma volta a estar numa final do Afrobasket, desta feita ao leme da Tunísia, numa competição que já venceu por quatro vezes consecutivas (entre 1999 e 2005), mas ao 'leme' da seleção de Angola, conjunto que nesta edição da prova foi eliminado pelo Senegal nos quartos de final.

A Tunísia vai agora defrontar na final, agendada para sábado, às 18:00 (hora de Lisboa), o vencedor do duelo que opõe hoje a Nigéria ao Senegal.