O Ministro moçambicano da Juventude e Desportos, Fernando Sumbana Júnior, disse que a Seleção Nacional de Basquetebol feminino deverá ter um estágio no Japão, no âmbito da sua preparação para o campeonato mundial de basquetebol, a decorrer este ano, na Turquia.
Sumbana Júnior, que à Imprensa moçambicana, no âmbito da visita que o Primeiro-Ministro do Japão, Shinzo Abe, efectua a Moçambique, afirmou que a Federação Moçambicana de Basquetebol criou condições para que a seleção de basquetebol feminino tivesse um estágio naquele país nipónico.
Aliás, Abe deslocou-se à Arena do Maxaquene, na capital moçambicana, para saudar a seleção nacional pela sua qualificação ao campeonato mundial de basquetebol feminino, a 17ª edição.
Segundo o Primeiro-Ministro japonês, a Federação Moçambicana de Basquetebol criou condições para que a seleção de basquetebol feminino tivesse um estágio naquele país nipónico.
O campeonato mundial da modalidade terá lugar de 27 de Setembro a 05 de Outubro deste ano e a seleção moçambicana estará presente, depois de ter conquistado o segundo lugar do campeonato africano da modalidade, que decorreu em Maputo, em finais de Setembro de 2013.
«A Federação Moçambicana de Basquetebol criou as condições para que a nossa seleção fosse estagiar no Japão, criou uma relação que está tendo continuidade agora e esperamos que até estreitar-se cada vez mais e trazer frutos», disse Sumbana Júnior.
O ministro garantiu que no encontro que manteve com Abe não discutiu outras modalidades desportivas para além do basquetebol.
Sumbana Júnior considerou ser prematuro avançar-se para outras modalidades, uma vez que a relação, no âmbito desportivo, entre o país e aquele estado nipónico é nova.
«Não discutimos questões relacionadas com outras modalidades. Mas, nós, sentimos que, simbolicamente, esta relação com o basquetebol significa que o Japão está a se abrir na relação na história do desporto», disse Sumbana, tendo garantido que o povo japonês sente-se a par da seleção moçambicana de basquetebol.
A seleção moçambicana de basquetebol feminino visitou o Japão em 2013, e foi a primeira do continente africano a efetuar um jogo de preparação para o campeonato mundial de basquetebol, com a sua congénere nipónica.
Num outro desenvolvimento, o Presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol, Francisco Mabjaia, considera «simbólica» a estadia do Abe no Pavilhão do Maxaquene, onde a seleção feminina de basquetebol se encontrava, uma vez que, segundo Mabjaia «esperamos que nos abra as portas de apoio que nós precisamos para a preparação, rumo Turquia e não só».
Segundo Madjaia, as atenções do Primeiro-Ministro japonês estendem-se até aos níveis de basquetebol de sub-16.
«Não é por acaso que tivemos a capitã da seleção se sub-16 aqui», disse.
O Primeiro-Ministro nipónico assistiu um jogo que durou sensivelmente 5 minutos em que a equipa nacional repartiu-se ao meio, ou seja, cinco jogadoras em cada lado, onde se faziam demonstrações da bola ao cesto.
Abe também teve que lançar a bola ao cesto, numa posição de lançamentos livres, e tendo acertado a segunda tentativa.
Na ocasião, houve oferta de bolas daquela modalidade pela parte japonesa.
Comentários