Russell Westbrook, base dos Oklahoma City Thunder, tornou-se na quarta-feira o primeiro jogador da história da Liga norte-americana de basquetebol (NBA) a acabar duas vezes a época regular com média de ‘triplo duplo’, repetindo 2016/17.

Westbrook entrou para a derradeira ronda a precisar de ‘apenas’ 16 ressaltos para repetir o feito da época passada - e que, antes, só Oscar Robertson alcançara, uma vez, em 1961/62 - e conseguiu-o ainda no terceiro período, face aos Memphis Grizzlies.

Assim, o ‘0’ dos Oklahoma City Thunder terminou com médias de 25,4 pontos, 10,3 assistências e 10,1 ressaltos, em 80 encontros, contribuindo decisivamente para o apuramento da equipa para os ‘play-offs’, com 48 triunfos e 34 desaires.

A equipa da casa triunfou por 137-123 e Westbrook fechou o encontro com 20 ressaltos (recorde de carreira), 19 assistências e seis pontos – dois em nove nos ‘tiros’ de campo. Em matéria de pontos, lideraram Paul George, com 40, e Steven Adams, com 24.

Na época passada, Russell Westbrook fechou a época regular com 31,6 pontos (melhor marcador da competição), 10,7 ressaltos e 10,4 assistências, em 81 encontros, registo que lhe valeu o prémio de ‘Jogador Mais Valioso’ (MVP).

O outro jogador a encerrar a ‘regular season’ com três dados estatísticos na casa das dezenas foi Oscar Roberson, o ‘Big O’, que em 1961/62 registou 30,8 pontos, 12,5 ressaltos e 11,4 assistências.

Há 56 anos, Oscar Robertson, que atuava nos Cincinnati Royals, também foi eleito o MVP, pelo que Westbrook é de novo forte candidato, sendo que James Harden (Hoston Rockets), segundo em 2016/17, é de novo o seu principal adversário.

Harden conduziu os Rockets ao melhor registo da época regular, que lhe confere vantagem casa em todas as eliminatórias dos ‘play-offs’, sendo o melhor marcador da prova e o único com média de pontos superior a 30.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.