A Cidade de Maputo será palco a partir deste fim-de-semana da eliminatória de acesso a fase final do Campeonato Africano dos Clubes campeões, em masculinos e femininos. A prova poderá contar apenas com um representante do país anfitrião, a Liga Muçulmana de Maputo, a única que até aqui manifestou total interesse em tomar parte no evento.

O Ferroviário de Maputo e o Desportivo Maputo, respetivamente campeão e vice-campeão nacional da época 2011, estão com reticências em relação a presença nesta prova e consta que os “alvi-negros” tencionam descartar por completo a sua participação nesta eliminatória para o Afrobasket de clubes.

As dúvidas na participação destes dois clubes moçambicanas estão relacionadas com os custos inerentes a presença numa prova desta envergadura, pois apesar de serem anfitriões estas duas agremiações deverão pagar cerca de 10 mil dólares americanos cada um, valor este que deverá ser canalisado à FIBA-África.

O Ferroviário de Maputo está a estudar junto da Federação Moçambicana de Basquetebol e da FIBA-África a possibilidade de redução deste valor, por forma a viabilizar a sua participação, tendo em conta que os “locomotivas” não possuem disponibilidade financeira para suportar o pagamento desta taxa de organização.

Enquanto isso, começam a chegar à capital moçambicana os clubes que vão tomar parte no evento, tendo o 1º de Agosto de Angola sido o primeiro a desembarcar em Maputo. Para os próximos dias espera-se que os representantes do Botswana, Zimbabwe e Zâmbia cheguem à Maputo para tomar parte nesta eliminatória regional.

Os pavilhões da Universidade Eduardo Mondlane e do Desportivo Maputo serão os palcos desta prova, devendo acolher o torneio feminino e masculino, respetivamente.