O ciclista português Rui Costa (Lampre-Merida) foi hoje quinto classificado na segunda etapa da Volta à Romandia, na Suíça, ganha pelo suíço Michael Albasini (Orica GreenEdge), que ascendeu à liderança.

Depois de na véspera ter ficado a 63 centésimos da camisola amarela no contrarrelógio por equipas, Albasini foi o mais forte no final dos 166,1 quilómetros, que ligaram Apples a Saint-Imier, gastando 4:21.43 horas.

A completar o pódio da tirada, com o mesmo tempo do suíço, ficaram o colombiano Jarlinson Pantano (IAM) e o francês Julian Alaphilippe (Ettix-QuickStep).

Rui Costa cortou a meta na quinta posição, com o mesmo tempo do vencedor, subindo ao 32.º posto da geral, a 51 segundos de Albasini, que tem 10 segundos de avanço sobre o italiano Ivan Santaromita (Orica GreenEdge) e sobre o britânico Christopher Froome (Sky).

O britânico Geraint Thomas (Sky), o primeiro líder da corrida helvética, perdeu mais de quatro minutos, depois de ter tido um furo já dentro dos últimos 20 quilómetros.

André Cardoso (Cannondale-Garmin) foi o segundo melhor português na etapa, na 60.ª posição, a 2.49 minutos do Albasini, com Bruno Pires (Tinkoff-Saxo) a chegar em 72.º, a 4.12, e Fábio Silvestre (Trek) em 126.º. em 15.13.

Na geral, Cardoso é 59.º, a 3.39 minutos do líder, Pires está no 73.º posto, a 5.17, e Silvestre ocupa o 131.º lugar, a 16.05.

Na quinta-feira, os ciclistas vão percorrer 172,5 quilómetros, entre Moutier e Porrentruy, num percurso com quatro contagens de montanha.