O bielorrusso Vasil Kiryienka (Sky) venceu hoje a 18.ª etapa da Volta a Espanha em bicicleta, chegando isolado ao alto de Peña Cabarga, onde o italiano Vincenzo Nibali (Astana) segurou a liderança por apenas três segundos.

Kiryenka cumpriu aos 186,5 quilómetros de percurso iniciado em Burgos em 4:46.48 horas, terminando com 28 segundos de vantagem sobre o dinamarquês Chris Anker Sorensen e 1.18 minutos sobre Adam Hansen (Lotto), dois dos seus companheiros de fuga, que resistiram às rampas da subida de primeira categoria de Peña Cabarga.

Entre os favoritos, Chris Horner (RadioShack), que já vestiu a camisola vermelha, chegou em sexto, a 1.53 do vencedor e deixou sob ameaça a liderança de Nibali, que terminou em 10.º, a 2.18. O norte-americano, segundo da geral, colocou-se a três segundos do italiano, enquanto o espanhol Alejandro Valverde (Movistar), nono na etapa, manteve a terceira posição, agora a 1.10 do líder.

Na sexta-feira, a 19.ª etapa vai ligar San Vicente de la Barquera ao Alto do Naranco, em Oviedo, onde a meta coincide com contagem de montanha de segunda categoria, um aperitivo para o temível subida final da 20.ª e penúltima etapa, ao topo do Angliru.