O ciclista espanhol Jesús del Pino (Efapel) venceu hoje a 17.ª Volta a Albergaria, depois de bater ao ‘sprint’ o companheiro de fuga César Fonte (LA Alumínios–Metalusa Blackjack).

Del Pino completou os 155,7 quilómetros da tirada em 3:52.53 horas, o mesmo tempo de César Fonte, segundo, com Hugo Nunes (Miranda-Mortágua) a completar o pódio, a dois segundos do vencedor.

Mário Salas (Sporting-Tavira) foi quarto, com Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros-Carglass) na quinta posição, Álvaro Diego (Efapel) em sexto, António Carvalho (W52-FC Porto) em sétimo, o vencedor de 2016 Pedro Paulinho (Louletano-Hospital de Loulé) em oitavo, Joaquim Silva (W52-FC Porto) em nono, e Jesús Ezquerra (Sporting-Tavira) a fechar o ‘top 10’.

O vencedor, que bateu o ‘homem da casa’ César Fonte, representante de uma equipa de Albergaria-a-Velha, confessou no final da tirada que tinha percebido antes da prova que “a última subida ia fazer a diferença”.

“Apostei tudo e apesar de termos participado com apenas três elementos conseguimos ganhar. É um dia feliz”, apontou o espanhol, de 26 anos.

A fuga do dia, que chegou a ter 22 unidades, animou a tirada, num dia em que o forte calor e o ritmo elevado dos fugitivos adiou as decisões para a última subida do dia.

Aí, o espanhol da Efapel atacou dentro dos últimos 10 quilómetros, vencendo depois Fonte em cima da linha da meta.

Pedro Paulinho acabou por vencer a classificação de montanha e César Fonte levou para casa o prémio dos ‘sprints’ especiais, enquanto Hugo Nunes foi o melhor jovem e a W52-FC Porto ganhou coletivamente.