O terceiro dia dos Mundiais de ciclismo de pista de Saint-Quentin-en-Yvelines, em França, contará com os portugueses Maria Martins no concurso olímpico do omnium, Ivo Oliveira na perseguição individual e João Matias nos pontos.

Maria Martins compete, ao longo do dia, nas provas de scratch, tempo, eliminação e pontos, a partir das 14:05 de Lisboa, numa prova que pertence ao programa dos Jogos Olímpicos.

Segue-se Ivo Oliveira, que arranca na qualificação da perseguição individual pelas 14:23, com todo o trajeto até às finais disputado hoje, com João Matias a lutar por medalhas na corrida de pontos, pelas 17:32.

O omnium é a disciplina em que Maria Martins estreou Portugal em Jogos Olímpicos, no que ao ciclismo de pista diz respeito, e logo com um sétimo lugar, em Tóquio2020, no mesmo ano de 2021 em que foi campeã da Europa sub-23.

A ciclista de 23 anos já soma uma medalha em Mundiais de elite, o bronze no scratch de 2020, em Berlim, e hoje procurará voltar a confirmar que está entre as melhores do mundo do concurso olímpico.

Na perseguição individual, o foco de Ivo Oliveira será tentar bater a melhor marca pessoal na disciplina em que foi vice-campeão mundial em 2018, em Apeldoorn, e campeão da Europa, em 2020.

Soma mais duas pratas nesta disciplina em Europeus, e quatro pódios ao todo em campeonatos da Europa, e em 2014 foi campeão do mundo júnior desta vertente, pelo que o ‘pistard’ terá sempre de ser tido em conta para estar na luta por medalhas.

“É um bocado uma incógnita, nos últimos dois anos só competi duas vezes na perseguição. (...) Quero melhorar o tempo e quero ver as sensações, porque estive doente e sem treinar na última semana”, conta à Lusa.

Ainda assim, o objetivo será baixar dos 4.07 minutos, tendo recentemente corrido a competição em 4.10, antes de voltar à pista no domingo, para o madison, ao lado do irmão gémeo, Rui Oliveira.

O mais experiente dos portugueses em prova, João Matias, de 31 anos, enfrenta a corrida de pontos, de que já foi campeão nacional, um ano depois de, em 2021, ter sido vice-campeão europeu de eliminação, em Grenchen.

Portugal está representado em Saint-Quentin-en-Yvelines por Ivo Oliveira, Rui Oliveira, João Matias, Maria Martins e Daniela Campos, num campeonato do mundo que decorre até domingo no mesmo velódromo que vai acolher a especialidade nos Jogos Olímpicos Paris2024.

- Programa dos portugueses para hoje:

Omnium – corrida feminina (scratch, tempo, eliminação e pontos) (final), 14:05 – Maria Martins.

Perseguição individual – corrida masculina (qualificação e finais), 14:23 – Ivo Oliveira.

Pontos – corrida masculina (final), 17:32 – João Matias.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.