O regresso começa agora para Remco Evenepoel, garantiu hoje o ciclista belga, admitindo que enfrentará uma "longa jornada" de recuperação após o acidente de treino que sofreu na terça-feira e o deixou com várias fraturas e contusões nos pulmões.

"O regresso começa agora", titulou Evenepoel numa publicação nas redes sociais, onde surge com o braço ao peito, depois de ter sido operado à clavícula direita na noite passada, numa intervenção que "correu bem".

O "acidente assustador" que sofreu - embateu contra a porta de um veículo dos correios, depois de a carteira a ter aberto abruptamente - deixou-o com fraturas numa costela, omoplata e mão direitas, contusões nos pulmões e "uma deslocação da clavícula direita, que rasgou os ligamentos envolventes".

"Vai ser uma longa jornada, mas estou plenamente focado na minha recuperação e determinado a regressar mais forte, passo a passo", escreveu o duplo campeão olímpico em Paris2024.

O corredor da Soudal Quick-Step agradeceu o apoio que recebeu nas últimas 24 horas, nomeadamente dos serviços médicos, mas também dos "vizinhos" que o ajudaram no momento da colisão com a carrinha dos correios, deixando também uma palavra de apoio à carteira envolvida no acidente.

Um dos grandes nomes do ciclismo mundial da atualidade, Evenepoel, de 24 anos, já tinha sofrido esta temporada uma queda na Volta ao País Basco, na qual fraturou a clavícula e omoplata direitas, mas voltou à estrada a tempo de subir ao pódio na estreia na Volta a França - foi terceiro -, conquistar dois ouros olímpicos e ainda o título mundial de contrarrelógio.

Este novo acidente deverá atrasar o arranque de época do vencedor da Vuelta2022, que, no ano passado, iniciou a temporada em Portugal, com vitórias na Clássica da Figueira e na Volta ao Algarve, neste caso pela terceira vez.