O ciclista colombiano Egan Bernal (INEOS) enviou hoje uma mensagem, a partir do hospital em que está internado em cuidados intensivos, a agradecer a Deus e a mostrar confiança no sucesso da sua recuperação.
"Continuo na UCI à espera de mais cirurgias, mas confiante em Deus para que tudo acabe bem", escreveu Bernal numa mensagem no Instagram, a acompanhar uma fotografia sua acamado, com a mão a fazer o sinal positivo, com as pontas do indicador e polegar juntas.
"Depois de ter estado com 95% de probabilidade de ficar paraplégico e de quase perder a vida a fazer o que mais gosto de fazer, hoje quero agradecer a Deus, à Clínica Universidade de la Sabana e todos os seus especialistas por fazerem o impossível, à minha família, amigos e todos vós pelas mensagens", escreveu ainda Bernal, único ciclista colombiano a vencer a Volta a França.
O vencedor do Tour2019 e do Giro2021 colidiu na segunda-feira com um autocarro enquanto treinava com outros colegas de equipa ao norte de Cundinamarca, nos arredores de Bogotá, e sofreu uma fratura vertebral, fraturas no fémur e rótula direitos e um trauma torácico e uma perfuração de pulmão, além de ter partido várias costelas na queda.
O ciclista de 25 anos, que é um dos principais nomes do pelotão, já foi submetido a duas operações na Clínica Universidade de la Sabana, para onde foi transportado após o grave acidente.
Os médicos conseguiram fixar a sua perna direita e estabilizar a fratura vertebral em duas cirurgias distintas. Bernal está agora nos cuidados intensivos, onde outras potenciais lesões secundárias estão a ser tratadas, assim como controlada a resposta do seu corpo ao trauma.
A Clínica Universidade de la Sabana, situada nos arredores de Bogotá, informou que o ciclista está a receber assistência ventilatória, hemodinâmica e inotrópica, em tratamento para a contusão pulmonar.
Comentários