O ciclista britânico Chris Froome anunciou esta segunda-feira que vai tentar a ‘dobradinha’ Tour-Vuelta, confirmando que, a partir de 22 de agosto, irá reeditar o duelo com o colombiano Nairo Quintana, seu ‘vice’ em França.

“Ansioso por atacar a Volta a Espanha. [Uma corrida] difícil, mas sempre entusiasmante para os espectadores”, escreveu o bicampeão da Volta a França na sua conta no Twitter.

Froome juntou à mensagem uma foto da edição de 2014, na qual foi segundo atrás do espanhol Alberto Contador (Tinkoff-Saxo), que estará ausente depois de ter vencido a Volta a Itália e ter participado na Volta a França.

Se conseguir conquistar a dobradinha Tour-Vuelta na mesma época, o líder da equipa Sky juntar-se-á aos franceses Jacques Anquetil (1963) e Bernard Hinault (1978), os únicos corredores a conseguirem triunfar na Volta a França e na Volta a Espanha no mesmo ano.

Nas estradas espanholas, o duplo vencedor da prova francesa (2013 e 2015) vai ter como rivais os três homens que o sucederam na classificação geral do Tour2015: o colombiano Nairo Quintana e o seu companheiro na Movistar, o espanhol Alejandro Valverde, que foi terceiro em Paris, e o italiano Vincenzo Nibali (Astana), que acabou em quarto.

A 70.ª edição da Volta a Espanha arranca a 22 de agosto em Puerto Banus, perto de Marbella, e termina a 13 de setembro, nas ruas de Madrid.