A cidade escocesa de Glasgow será a anfitriã da edição inaugural dos campeonatos do mundo de com 13 variantes do ciclismo, marcado para agosto de 2023, foi hoje anunciado.

A União Ciclista Internacional (UCI) anunciou hoje, em comunicado, a intenção de fazer decorrer estes Mundiais unificado “em duas semanas em agosto de 2023”, com 13 títulos em disputa.

A cidade de Glasgow foi escolhida depois de ter recebido já provas de ciclismo de pista e outros eventos, com destaque para o Velódromo Chris Hoy e o Centro de BMX de Glasgow, o que “retira a necessidade de construir nova infraestrutura”.

Os Mundiais de ciclismo vão decorrer de quatro em quatro anos, sempre no ano pré-olímpico, sendo que o presidente da UCI, David Lappartient, destacou a medida como “histórica” por poder “mostrar ao mundo as diferentes disciplinas deste desporto”.

Ao todo, são 13 as disciplinas que passam a juntar-se de quatro em quatro anos, com destaque para as provas de estrada, as provas paralímpicas, as corridas ‘cross country’ e BMX e o ciclismo de pista, além de provas de ‘trials’ e de ‘granfondo’.

“Um evento como este representa uma maravilhosa oportunidade de encorajar a bicicleta como forma de mobilidade diária, garantindo um futuro sustentável para áreas urbanas e rurais e as suas populações”, considerou Lappartient.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.