O português Iúri Leitão foi hoje sexto classificado no concurso do omnium, disciplina em que é campeão do mundo, da Taça das Nações de ciclismo de pista em Hong Kong.

Leitão abriu com o sexto lugar no scratch, foi quinto em tempo e o primeiro classificado na prova de eliminação, o que o deixava em posição de bronze à entrada para a corrida de pontos, de 100 voltas e com sprints intercalados, além da possibilidade de pontuar com voltas de avanço.

Assim foi em uma ocasião, somando 20 pontos, além de outro ponto num dos 10 sprints do dia, numa corrida que acabou em sexto, ganha pelo neozelandês Aaron Gate, à frente do francês Óscar Julien, segundo, e do japonês Naoki Kojima, terceiro.

“Não foi possível manter o lugar de pódio, mas fizemos um muito bom lugar, cumprindo plenamente os objetivos, num concurso exigente e com muita qualidade competitiva”, declarou o selecionador, Gabriel Mendes, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

Na madrugada de domingo, mais três portugueses competem na penúltima prova pontuável para o ranking de apuramento olímpico para Paris2024, com Maria Martins, olímpica em Tóquio2020, em ação no omnium.

No setor masculino, João Matias e Iúri Leitão participam na outra prova olímpica, o madison, disciplina para duplas de ciclistas.