Os portugueses Ivo e Rui Oliveira terminaram hoje na quarta posição a prova de madison dos Europeus juniores e sub-23 de ciclismo de pista, que terminaram hoje no Velódromo Nacional de Sangalhos, Anadia.

Na primeira vez que correram juntos a especialidade, os dois gémeos pontuaram em três dos seis “sprints” ao longo das 120 voltas à pista (30 quilómetros), mas acabaram por não chegar por não terem dobrado o pelotão, ao contrário das três primeiras equipas.

A dupla lusa ficou atrás dos russos Nikolay Ilichev e Vitallii Ivshin, novos campeões europeus, dos suíços Patrick Müller e Nico Selenati e dos britânicos Joseph Evans e Joe Holt.

A júnior Andreia Alves foi a outra ciclista portuguesa a participar na última jornada dos Europeus, terminando as seis provas de omnium no 10.º lugar entre as 11 concorrentes, numa prova ganha pela lituana Edita Mazureviciute, que bateu a britânica Grace Garner e a francesa Soline Lamboley.

Portugal conquistou três medalhas nos Europeus, com Ivo Oliveira a ser campeão de perseguição individual e terceiro no omnium, na categoria de juniores, enquanto Rui Oliveira alcançou a medalha de bronze na disciplina de scratch.