O português José Azevedo garantiu esta terça-feira estar «bastante motivado» para assumir o cargo de diretor desportivo da Katusha, com o objetivo de ajudar a formação russa de ciclismo a evoluir e crescer.

«É com bastante motivação que vou para esta equipa, é uma equipa de topo mundial, com corredores de grande qualidade nomeadamente o Joaquim “Purito” Rodríguez que é o líder. O objetivo é trabalhar e ajudar a que a equipa continue a evoluir a crescer para que no final tenhamos grandes resultados», disse o antigo ciclista, em declarações à agência Lusa.

José Azevedo admitiu que o acordo com a Katusha foi feito antes do final da Volta a Espanha, ganha pelo norte-americano Chris Horner, da RadioShack, sob a liderança do português, que integrava a equipa técnica desde 2010.

«O acordo foi feito antes do final da Volta a Espanha, mas foi acordado que não seria divulgado porque estava a decorrer uma competição bastante importante e eu estava 100 por cento concentrado na corrida, com a equipa da RadioShack, assim como vou estar ainda em outubro no Tour de Pequim», frisou.

O português, que foi ciclista profissional entre 1994 e 2008, classificou a vitória conseguida no domingo na Volta a Espanha, a serviço da equipa luxemburguesa, como «compensatória» e definiu-a como «uma marca importante» no seu percurso como diretor desportivo.

«Depois de quatro anos ter atingido um triunfo é compensatório pelo trabalho, pelo empenho e pela dedicação com que tenho vindo a exercer este cargo. É um triunfo importante e que marca o meu percurso como diretor desportivo», afirmou.

Azevedo, que na quinta-feira completa 40 anos, descartou por agora a possibilidade de ingresso de mais portugueses na formação russa e elegeu a luta pela vitória numa das três grandes voltas (Espanha, França e Itália) como objetivo da próxima época.

«Ainda não há definição de calendários, isso irá ser feito durante o inverno, mas logicamente que quando se trabalha com corredores deste nível e se tem como líder da equipa o Joaquim “Purito” Rodríguez o objetivo vai passar por estar na disputa e tentar vencer uma corrida das de três semanas», afirmou.

A Katusha anunciou na segunda-feira a contratação de José Azevedo como diretor desportivo para os próximos dois anos.