O ciclista português José Mendes (Bora-Argon18) terminou este domingo em quinto o Critério Internacional, depois de ser nono na terceira etapa, conquistada pelo francês Jean-Christophe Péraud (Ag2r-La Mondiale), que arrebatou também a geral.

Na terceira e mais dura etapa da prova francesa, uma ligação de 189,5 quilómetros entre Porto-Vecchio e Col de l'Ospedale, José Mendes foi nono e perdeu apenas 30 segundos para o vencedor, o francês Jean-Christophe Péraud, que levou para casa a vitória final pelo segundo ano consecutivo.

"Sentia-me numa boa condição física e acreditava que podia fazer uma boa prova. A equipa esteve a apoiar-me para conseguir o melhor resultado possível na geral. O 'top 10' era o principal objetivo, mas conseguir o quinto lugar é fantástico", confessou à Agência Lusa o corredor da Bora-Argon18, que concluiu o Critério Internacional a 40 segundos do primeiro.

Péraud, o segundo classificado do Tour2014, subiu mais rápido que toda a concorrência, cumprindo a etapa em 5:19.05 horas, à frente dos compatriotas Pierrick Fédrigo (Bretagne-Séché Environnement), segundo, a 15 segundos, e Thibaut Pinot (FDJ.fr), terceiro, a 16.

Na geral, o veterano de 37 anos bateu Pinot por 10 segundos, com o italiano Fabio Felline (Trek) a ser terceiro, a 18 segundos.