O ciclista Ivo Oliveira voltou esta quinta-feira a destacar-se nos Europeus de pista de juniores com o sétimo lugar na corrida por pontos, igualando o melhor resultado absoluto luso, que já lhe pertencia deste quarta-feira, na perseguição individual.

No Velódromo de Sangalhos, Anadia, e em prova ganha pelo russo Pavel Chursin, o corredor gaiense voltou a estar com os melhores, sabendo ler a corrida e demonstrando poderio físico que prometem bem futuro.

«Foi um excelente desempenho, sobretudo tendo em conta que é um júnior de primeiro ano e que a prova foi apenas a segunda com este nível de exigência em que participou. A forma como correu e como consegue aguentar o ritmo dos melhores demonstra que está no caminho certo para, no futuro, poder vir a discutir este tipo de corridas. O resultado final poderia ainda ter sido melhor se o (irmão) Rui, que também esteve muito bem, não tivesse caído», disse o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

Das cinco finais do dia dos Europeus sub-23 e juniores, quatro foram na corrida por pontos, com o francês Thomas Boudat a impor-se na categoria mais experiente, numa prova em que Hugo Brito e Luís Gomes não conseguiram o apuramento para a final.

Na corrida por pontos feminina, Ana Azenha esteve envolvida numa queda e terminou em 18.º, em desafio ganho pela grande favorita, a britânica Laura Trott, que, assim, conseguiu a segunda medalha de ouro nestes Europeus, mesmo sem ter ainda corrido perseguição por equipas e em omnium, disciplinas que lhe valeram o duplo ouro olímpico em Londres2012.

Em juniores, as belgas Lotte Kopecky e Kaat van der Meulen levaram ouro e prata em corrida em que Marisa Santos foi 15.ª, também envolvida em queda à entrada para a última volta.

Na velocidade, Paulo Cunha não ultrapassou a primeira eliminatória – aqui, as medalhas apenas serão atribuídas sexta-feira.

A francesa Melissandre Pain venceu a prova de 500 metros contrarrelógio para juniores femininas.

No balanço das medalhas, a Rússia lidera com cinco ouros (10 pódios), seguida da França com três (oito) e um quarteto com dois títulos europeus, nomeadamente Alemanha (seis), Bélgica (seis), Grã-Bretanha (cinco) e Suíça (quatro).

Na sexta-feira há sete portugueses em competição, nomeadamente o sub-23 Samuel Magalhães e o júnior Nelson Silva, em omnium, os sub-23 João Matias e Pedro Brás, na eliminatória de scratch, enquanto os juniores Marisa Santos, Rui Oliveira e Miguel Amorim disputam a final direta da mesma disciplina.