Wout van Aert somou hoje um novo segundo lugar ao currículo, ao ser batido pelo colega francês Christophe Laporte, com o pódio da prova de fundo dos Europeus de estrada a pertencer a ciclistas da Jumbo-Visma.

Ainda não foi desta que o belga, de 29 anos, conquistou o ouro numa das principais competições por seleções (Mundiais, Europeus ou Jogos Olímpicos), juntando mais um título de vice-campeão a um palmarés recheado de segundos lugares e no qual consta ainda o bronze que alcançou há quatro dias no contrarrelógio de elites do Campeonato da Europa de estrada, que hoje terminou na região de Wijster, Países Baixos.

A derrota de hoje terá sido particularmente dolorosa para Van Aert, já que foi derrotado pelo colega e amigo Christophe Laporte, o mais forte do trio de corredores da Jumbo-Visma que ocupou os três lugares do pódio, já que o neerlandês Olav Kooij foi terceiro no final dos 199,8 quilómetros entre Assen e o col du Vam, com as mesmas 4:15.50 horas do vencedor.

O francês atacou a 12 quilómetros do final e conseguiu aguentar ‘in extremis’ a aproximação dos seus dois companheiros de equipa, juntando o título europeu aos triunfos conseguidos esta temporada na Gent-Wevelgem - ‘oferecido’ precisamente por ‘WVA’ - e na Através da Flandres.

Num percurso desenhado para homens rápidos, Nelson Oliveira acabou por contrariar as expectativas e ser o melhor português, na 18.ª posição, a 48 segundos, numa jornada em que apenas Iúri Leitão não chegou ao final entre os representantes da seleção nacional.

Ivo Oliveira, que furou, foi 34.º, a 3.25 minutos, André Carvalho chegou no 57.º posto, a 6.24, e João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), único dos convocados a correr numa equipa nacional, correspondeu à confiança do selecionador José Poeira ao terminar a prova, na 85.ª posição, a 8.32.