O ciclista português Nelson Oliveira (RadioShack) foi hoje 66.º classificado na quarta etapa da Volta ao Qatar, ganha pelo britânico Mark Cavendish (Omega Pharma-Quickstep), que desalojou o norte-americano Brent Bookwalter (BMC) da liderança da prova.

Nelson Oliveira chegou com o pelotão principal, terminando com o mesmo tempo de Cavendish, que cumpriu em 3:30.05 horas os 160 quilómetros da tirada disputada entre o Camelódromo du Qatar a Al Khor, cidade costeira localizada a norte de Doha.

O campeão mundial de 2011, que já tinha ganho a terceira etapa, realizada na terça-feira, foi o mais forte no “sprint” final, impondo-se ao holandês Markus Barry (Vacansoleil-DCM) e ao italiano Andrea Guardini (Astana), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Cavendish conquistou pela sexta vez uma etapa no Qatar, prova muito favorável aos “sprinters”, assumindo o comando da classificação geral graças à bonificação, com dois segundos de vantagem sobre Bookwalter, que terminou no 92.º lugar, com o mesmo tempo do britânico.

Nelson Oliveira subiu duas posições na geral, para 87.º, a 17.02 minutos de Cavendish, à partida para a quinta e penúltima tirada, marcada para quinta-feira, entre o forte Al Zubarah e Madinat Al Shamal, na extensão de 154 quilómetros.