O francês Pierre Rolland (Europcar) assumiu hoje a liderança da Volta à Catalunha em bicicleta, após a segunda etapa, com partida e chegada em Girona e que foi conquistada pelo italiano Domenico Pozzovivo (AG2R).

O transalpino gastou 3:52.37 horas para concluir os 156,6 quilómetros da tirada, deixando a três segundos o primeiro grupo perseguidor, que integrava o irlandês Daniel Martin (Cannondale-Garmin), o colombiano Rigoberto Uran (Etixx-QuickStep), o espanhol Alberto Contador (Tinkoff-Saxo), o italiano Fabio Aru (Astana), o australiano Richie Porte (Sky) e o norte-americano Andrew Talansky (Cannondale-Garmin).

Com este desfecho na etapa, Rolland 'roubou' a liderança ao polaco Maciej Paterski (CCC), que 'caiu' para o segundo lugar, com um atraso de 1.08 minutos, depois de não ter ido além do 42.º posto na tirada, 1.34 minutos depois de Pozzovivo.

Sérgio Paulinho (Tinkoff-Saxo) continua a ser o português melhor colocado na classificação geral, ao ocupar o 75.º lugar, a 11.04 minutos do líder, à frente de Ricardo Vilela (Caja Rural), que é 92.º a 14.10, de André Cardoso (Cannondale-Garmin), 110.º a 19.46, e de Fábio Silvestre (Trek), 124.º a 26.37 minutos.

Na quinta-feira, o pelotão da corrida catalã vai enfrentar os 188,4 quilómetros da quarta etapa, entre Tona e La Molina, numa viagem com quatro prémios de montanha, um de categoria especial e três de primeira.