Portugal estreou-se hoje com desempenho discreto no Europeu de cross-country olímpico (XCO), em BTT, destacando-se o 25.º lugar de Marta Branco na corrida de juniores em Darfo Boario Terme, em Itália.

A campeã nacional da categoria estreou-se em Europeus a terminar na mesma volta do que a vencedora, a austríaca Laura Stigger.

Carlos Salgueiro e Guilherme Mota competiram em prova júnior mais disputada, com o primeiro a ser 27.º e o segundo 45.º, ambos também na mesma volta do campeão, o espanhol Jofre Estape.

A campeã nacional Ana Tomás, a única representante lusa em sub-23 feminino, foi vítima de uma queda que a impossibilitou de concluir a corrida, tendo sido reencaminhada para o hospital local onde se confirmou a inexistência de qualquer fratura e lesão grave.

“Está a ser um campeonato marcado pelas dezenas de quedas, uma delas com a Ana Tomás. Felizmente, após os primeiros exames médicos, sem consequências de maior”, disse o selecionador nacional, Pedro Vigário.

O técnico assume que os resultados lusos estão “dentro do previsto”: “Domingo esperamos que o João Rocha, que caiu nos treinos, se adapte bem à prova de sub-23 e que o David Rosa, que tem as referências do passado, faça uma corrida dentro desse registo. Que o Mário Costa e o José Dias confirmem na corrida a excelente temporada que estão a realizar”.