O ciclista Rui Oliveira conquistou esta sexta-feira a primeira medalha de sempre de Portugal num Campeonato da Europa de Pista para sub-23 e juniores ao ser segundo na prova de scratch para juniores.

No Velódromo de Sangalhos, em Anadia, Rui Oliveira, ajudado por Miguel Amorim, que o colocou para o sprint final, foi batido apenas por Maxim Andreev, da Rússia, deixando o grego Zisis Soulios na terceira posição.

«Esta vitória é fantástica! Nunca imaginei que fosse possível ganhar uma medalha, porque caí ontem na prova de pontos e hoje as sensações não eram as melhores. Só que em prova tive uma ajuda enorme do Miguel Amorim. Ele foi extraordinário, fez tudo para me colocar e eu só tive de sprintar», disse, logo após a prova, o ciclista luso.

O irmão gémeo de Ivo Oliveira – que neste Europeu conseguiu dois sétimos lugares - e irmão mais novo do profissional de estrada Hélder Oliveira já começa a pensar no futuro, revelando que quer continuar a fazer pista.

«O resultado que o Rui hoje obteve é muito importante e fator motivacional para todos aqueles que têm um maior envolvimento com a vertente de pista em Portugal. Demonstra que quando trabalhamos bem temos condições para discutir as provas com os melhores. Esta medalha é um indicador de que temos corredores com qualidade, com capacidade técnica e tática e que podem ombrear, de igual para igual, com os melhores», salientou o selecionador nacional, Gabriel Mendes.