O ciclista português Rúben Guerreiro (Axeon-Hagens Berman) terminou hoje no 17.º lugar a segunda etapa da Volta à Califórnia, vencida pelo norte-americano Benjamin King (Cannondale Pro Cycling Team), que subiu à liderança da classificação geral.

Guerreiro, de 21 anos, gastou mais oito segundos para completar os 148,5 quilómetros da etapa disputada entre South Pasadena e Santa Clarita do que King, que se impôs com o tempo de 3:52.09 horas (média de 38,380 km/h).

O norte-americano bateu ao ‘sprint’ o compatriota Evan Huffman (Rally Cycling), enquanto o norueguês Alexander Kristoff (Katusha) foi terceiro colocado, a oito segundo do vencedor, liderando um pelotão que integrava Guerreiro e o outro português em prova, Tiago Machado (Katusha), 37.º na etapa.

Guerreiro caiu da 10.ª para a 12.ª posição da geral individual e Machado é 57.ª, ambos a 24 segundos de King, que desalojou do topo da classificação o eslovaco Peter Sagan (Tinkoff), vencedor da competição no ano passado e quarto na tirada de hoje.

A terceira etapa da Volta à Califórnia realiza-se na quarta-feira, entre Thousand Oaks e Gibraltar Road (Santa Barbara), na extensão de 167,5 quilómetros, com a chegada a coincidir com uma contagem de montanha de categoria especial.