O norueguês Alexander Kristoff iniciou hoje a Volta a Omã em bicicleta como na edição do ano passado, com uma vitória na primeira etapa, marcada pela queda do belga Tom Boonen e o 27.º lugar de Rui Costa.

O 'sprinter' da Katusha impôs-se na longa reta final do Naseem Park, nos arredores de Mascate, batendo os italianos Kristian Sbaragli (Dimension Data) e Sonny Colbrelli (Bahrain Merida), para concluir os 176,5 quilómetros da tirada em 3:49.19 horas.

A chegada em pelotão compacto foi perturbada pela queda de vários corredores a cerca de 700 metros da meta, entre os quais Tom Boonen. O líder da Quick-Step Floors, que se preparava para disputar o 'sprint', tocou na roda traseira do seu colega Yves Lampaert e terminou caído no asfalto, cruzando a linha com algumas escoriações.

Rui Costa, da UEA Abu Dhabi, concluiu a etapa no 27.º posto, com o mesmo tempo de Kristoff, que lidera a classificação geral com quatro segundos de vantagem sobre Sbaragli e sobre o belga Aime De Gendt (Sport Vlaanderen-Baloise). O português, campeão do mundo em 2013, é 31.º da geral, a 10 segundos do norueguês.

Na quarta-feira, Kristoff envergará a camisola vermelha, símbolo da liderança, na segunda etapa, que vai liga Nakhal a Al Bustan, na extensão de 145 quilómetros.