A Rússia dominou hoje a primeira jornada dos Europeus sub-23 de ciclismo de pista ao conquistar quatro das seis medalhas de ouro em Anadia, perante desempenho muito discreto de Portugal.

Em termos individuais, destaque para o suíço Stefan Kung na perseguição individual, por ter revalidado o título no velódromo de Sangalhos depois de, há duas semanas, ter sido campeão europeu de fundo e contrarrelógio, na vertente de estrada - o russo Kirill Sveshnikov foi prata e o suíço Tom Bohli completou o pódio.

Nos 1.000 metros em contrarrelógio, o checo Robin Wagner venceu com 1.02,071, num pódio que não teve medalha de bronze, pois o russo Aleksandr Dubchenko e o holandês Matthijs Buchli terminaram empatados na prata com 1.02,864.

Os restantes ouros foram russos, nomeadamente a perseguição por equipas femininas com o trio a bater o da Bielorrússia, com Itália a ficar com o bronze, em juniores, nos homens a prata foi para Polónia e para a França o bronze, enquanto nos femininos a Grã-Bretanha e a Suíça completaram o pódio.

Finalmente, Daria Egorova bateu a irlandesa Josie Knight na perseguição individual, relegando a polaca Agata Drozdek para a terceira posição.

Portugal alinhou com corredores de primeiro ano nas respetivas categorias, “preparando o futuro em detrimento de resultados imediatos”, de acordo com a federação.

Miguel Amorim foi o 23.º na perseguição individual e 15.º e último na corrida de um quilómetro contrarrelógio. Andreia Alves estreou-se num Europeu com o 17.º e último lugar na prova de perseguição individual júnior. Igualmente em juniores, o quarteto Hugo Filipe, Jorge Magalhães, Pedro Preto e Rodrigo Rocha também se estreou e ficou igualmente na derradeira posição.

Na quarta-feira disputa-se o segundo de seis dias de competição, com mais sete títulos europeus em discussão.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.