O italiano Sacha Modolo (Lampre-Merida) venceu hoje ao "sprint" a quinta etapa da Volta à Suíça em bicicleta, após a qual o português e seu companheiro de equipa Rui Costa conservou o 16.º posto da geral.

Modolo cumpriu os 183,6 quilómetros da etapa, que ligou Ossigen a Buren ab der Aare, em 4:08.06 horas, batendo em cima da meta o eslovaco Peter Sagan (Cannondale) e o alemão John Degenkolb (Giant-Shimano), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

O alemão Tony Martin (Omega Pharma-QuickStep), que chegou no 152.º posto, integrado no pelotão e com o mesmo tempo do vencedor, conservou a liderança da prova, menos seis segundos do que o holandês Tom Dumoulin (Giant-Shimano), segundo, e menos 10 do que Sagan, terceiro classificado.

Rui Costa, campeão do Mundo de fundo e vencedor da prova em 2012 e 2013, chegou com o pelotão, tendo sido o 62.º na etapa, atrás de André Cardoso (Garmin-Sharp), 20.º, e à frente de Nelson Oliveira (Lampre Merida), 88.º.

Na geral, Costa mantém o 16.º posto a 37 segundos do líder, enquanto Cardoso e Oliveira prosseguem nas 51.ª e 52.ª posições, a 2.19 e 2.31 minutos do tricampeão do Mundo de contrarrelógio, respetivamente.

Na quinta-feira, o pelotão da corrida helvética vai enfrentar 183,5 quilómetros na sexta etapa, entre Buren an der Aare e Delemont, numa tirada com três contagens de montanha, uma de primeira categoria, uma de segunda e outra de terceira.