O ciclista australiano Stuart O’Grady colocou hoje fim à carreira, após ter cumprido a sua 17.ª Volta a França, igualando o recorde do norte-americano George Hincapie, e a dias de completar 40 anos.
«Sempre quis que a minha carreira terminasse com algo de especial e o Tour foi-o este ano», disse O’Grady, que igualou o recorde de participações na prova de Hincapie (1996 a 2012).
O ciclista campeão olímpico de madison em Atenas2004 entende que não podia ter terminado melhor a carreira: «Estou muito orgulhoso do que conseguimos. Ganhar uma etapa e estar no pódio com todos os meus companheiros (Orica) no contrarrelógio por equipas de Nice era um sonho para o final da carreira».
Antes do Tour, O´Grady tinha dito que abandonaria o ciclismo depois da prova de 2014, para deter, em exclusivo, o recorde de participações, mas reconheceu ter agora outras prioridades.
«Percebi que existem outras coisas na vida às quais devo dar primazia. A minha família ajudou-me a tomar essa decisão. Estou há 23 anos ao mais alto nível, há 19 como profissional. É hora de seguir em frente», disse.
Vencedor da clássica Paris-Roubaix em 2007, O'Grady ganhou quatro medalhas olímpicas em pista entre 1992 e 2004.