O português Tiago Machado manteve hoje a segunda posição na geral dos Três Dias da Flandres Ocidental, apesar de ter partido para a primeira etapa com uma bicicleta emprestada, depois de a sua ter sido roubada.

O ciclista da RadioShack foi 114.º na segunda jornada, cumprindo os 175,4 quilómetros entre Bruges e Harelbeke com o mesmo tempo (04:06.12 horas) do vencedor, o italiano Danilo Napolitano (Accent Jobs-Wanty).

O segundo lugar de Machado, que está a oito segundos do camisola amarela Kristof Vandewalle (Omega Pharma-Quickstep), só esteve comprometido antes do início da primeira etapa, já que a RadioShack foi “assaltada” durante a noite.

Os ladrões roubaram oito bicicletas, além de pneus e outros materiais, do hotel onde a formação estava hospedada. Para não abandonar a prova, a solução encontrada pela RadioShack foi enviar o ciclista Stijn Devolder a sua casa, situada a 55 quilómetros, para recolher duas bicicletas de treino.

Há menos de um mês, a Garmin sofreu um roubo semelhante, ainda que de maiores proporções (foram levadas 16 bicicletas), e foi obrigada a desistir da Volta ao Mediterrâneo.

Recuperada do susto, a RadioShack de Machado e Nélson Oliveira, que é 29.ª da geral, a 27 segundos de Vandewalle, depois de ter terminado integrado no pelotão na 77.ª posição, tem mais um dia para levar o português à vitória final, na segunda etapa, que liga Nieuwpoort a Ichtegem, na distância de 181,8 quilómetros.